IBAMA CONCEDE LICENÇA PARA PESQUISA SÍSMICA 4D NO PARQUE DAS BALEIAS

ibamaSinal verde. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) concedeu a autorização para a Petrobrás realizar uma pesquisa sísmica 4D no Parque das Baleias, na Bacia de Campos. A informação foi publicada hoje (25) no Diário Oficial da União. A licença terá validade de sete meses.

Além das 3 dimensões do espaço, a sísmica 4D engloba o tempo. Através de equipamentos chamados de Nodes, são emitidos sinais sísmicos por um navio com fonte de energia acústica. Após a propagação desses sinais em direção as camadas geológicas profundas, eles refletem e voltam às estações sísmicas, onde são registrados. Esses dados são processados e se transformam em informações sobre os reservatórios.

O Parque das Baleias nasceu da junção dos campos de Jubarte, Baleia Anã, Cachalote, Caxaréu e Pirambú. A área tem, atualmente, quatro plataformas em operação, todas do tipo FPSO, interligadas a 44 poços produtores e 21 injetores. O projeto integrado para o ativo prevê que um novo FPSO será interligado a poços já existentes e também a novos poços. O navio-plataforma, que atualmente está em fase de licitação, terá capacidade para produzir 100 mil barris/dia de óleo e 180 mil barris/dia de água.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of