IBAMA REALIZARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE UNIDADE DE ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEL IRRADIADO

uasO Ibama realizará no dia 22 de janeiro, às 18h, uma audiência pública virtual para debater o processo de licenciamento ambiental da Unidade de Armazenamento a Seco Irradiado (UAS) das usinas nucleares de Angra dos Reis (RJ). Para participar do evento, basta acessar o canal da Eletronuclear no Youtube no dia do evento. Serão disponibilizados diversos canais para envio de perguntas, que estão detalhados neste link.

Como já noticiado aqui no Petronotícias, o espaço das piscinas de combustíveis usados de Angra 1 e Angra 2 se esgotará em breve. Por isso, a Eletronuclear está construindo a UAS, que receberá o material irradiado com segurança.  A capacidade máxima da piscina de Angra 1 será alcançada em junho de 2022, enquanto que a de Angra 2 está prevista para agosto de 2021.

Esses combustíveis usados não são considerados rejeitos radioativos ou lixo nuclear, pois ainda contêm grande potencial energético, que pode ser reaproveitado. Países como Rússia, França e Japão reciclam esse material. A construção da UAS permitirá que os combustíveis usados sejam guardados com toda a segurança até que o governo brasileiro defina seu destino. Existem unidades do tipo em operação em vários países do mundo. Apenas nos Estados Unidos, há cerca de 80 instalações similares à UAS.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of