faixa - nao remover

IBP DEFENDE REDUÇÃO DE ROYALTIES E CONTEÚDO LOCAL PARA GÁS NÃO CONVENCIONAL

O edital da 12ª Rodada prevê que as empresas usem entre 77% a 85% de conteúdo local nos equipamentos durante a produção dos campos de gás, tanto convencional quanto não convencional. No entanto, segundo o secretário executivo do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), Antonio Guimarães, a exploração de gás não convencional precisa de ajustes para ser viável no Brasil.

Segundo ele, a exploração não convencional vai exigir investimento muito maior, e nesse caso os royalties deviam descer de 10% para 5%. Quanto ao conteúdo local, ele afirma que, como o gás não convencional não existe como atividade no país, não há também os equipamentos necessários à disposição. Assim, seria preciso um tratamento diferenciado que permitisse um conteúdo local crescente ao longo do tempo.

Para a diretora da ANP, em tese não haverá concessões quanto ao conteúdo local para a produção de gás não convencional, por razão política. “Chega à ANP como uma política de Estado. Então, cabe à ANP implantar essa política”, afirmou ela.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of