IMAGENS INÉDITAS MOSTRAM O MOMENTO DA COLISÃO DE NAVIO COM O FPSO P-77
Um vídeo inédito obtido pelo Petronotícias mostra o momento exato em que a embarcação Batuira se chocou contra o navio-plataforma P-77, no campo de Búzios, na Bacia de Santos. O acidente aconteceu no final da última semana, conforme noticiamos em primeira mão. O FPSO sofreu danos em seu costado e, além disso, houve desprendimento da gangway – passarela que liga a Unidade de Manutenção e Segurança (UMS) à P-77. Assista ao vídeo ao final desta matéria.
Apesar do incidente, o FPSO continuou operando, apesar de alguns danos. De acordo com nossa apuração, o abalroamento teve extensão de convés contra o costado boroeste da P-77, atingindo e arrancando deck de mergulho de popa e base da gangway. Em nota, a Petrobrás informou que o incidente não teve vítimas e também não provocou qualquer vazamento. A estatal também explicou que adotou os procedimentos para análise do acidente e avaliação de eventuais danos.
A P-77 tem capacidade de processar diariamente até 150 mil barris de óleo e comprimir até 6 milhões de m³ de gás natural. A plataforma está localizada a aproximadamente 200 km da costa do estado do Rio de Janeiro, operando em profundidade de água de 1.980 metros.
Este é o segundo incidente envolvendo uma das plataformas da Petrobrás em menos de três meses. Para lembrar, em janeiro, outra embarcação, a P-70, ficou à deriva e foi bater nas praias de Niterói, após uma forte tempestade que atingiu o Rio de Janeiro. O deslocamento da unidade acontece durante o processo de ancoragem da plataforma para próximo da costa, em Niterói. Durante o acidente, o rebocador Starnav Sirius também sofreu danos.
Deixe seu comentário