RODOLFO SABOIA É INDICADO PARA A DIRETORIA-GERAL DA ANP

0O presidente Jair Bolsonaro indicou hoje o oficial da reserva da Marinha, Rodolfo Henrique de Saboia (foto), para ocupar o cargo de diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Ele assumirá o posto em substituição a Décio Oddone, que foi exonerado da função nesta terça-feira (17).

Saboia será submetido agora a sabatina no Senado antes de ser efetivado no cargo. Ele estava atuando até então como superintendente de Meio Ambiente da Diretoria de Portos e Costas da Marinha, desde janeiro de 2013.

O novo diretor da ANP tem formação em Ciências Navais pela Escola Naval, mestrado em Comando e Estado-Maior e doutorado em Política e Estratégias Marítimas pela Escola de Guerra Naval. Além disso, possui MBA em Gestão Inernacional pela Coppead.

A princípio, Décio Oddone ficaria na função até o dia 27 deste mês, um dia depois do evento de assinatura dos contratos do leilão dos excedentes da Cessão Onerosa. Mas, com a pandemia do coronavírus, o evento foi cancelado.

Leia abaixo a carta enviada por Oddone ao presidente Bolsonaro e ao Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque:

Em carta datada de 06 de janeiro eu anunciei a minha saída antecipada da diretoria-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a permanência no cargo até a aprovação do meu substituto. Dessa forma a substituição do Diretor-Geral seria a primeira das três mudanças na composição da Diretoria da Agência a ocorrer ao longo deste ano.

A publicação em 31 de janeiro da lista de substituição formada por três servidores, conforme estabelece a Lei 13.848 de 25 de junho de 2019, criou as condições legais para a indicação de um substituto, impedindo que o meu afastamento impactasse as atividades decisórias da Agência.

Em função disso, foi acordado, e anunciado no último dia 13, que eu permaneceria no cargo até 27 de março. Assim eu participaria da cerimônia de assinatura dos contratos decorrentes do leilão dos volumes excedentes da cessão onerosa e da 6ª rodada de partilha de produção, que aconteceria no Palácio do Planalto no dia 26, fechando o ciclo dos grandes leilões de áreas de exploração de petróleo e gás iniciado em 2017.

No entanto, em função das medidas preventivas relacionadas à pandemia do coronavírus a referida cerimônia foi cancelada. Dessa forma, as motivações para a minha permanência até o dia 27 não estão mais presentes. Assim sendo, e por acreditar que a minha substituição imediata seria a forma mais adequada de concluir esse processo, decidi, após diálogo com o Ministério de Minas e Energia, antecipar a minha saída para hoje.

Agora é hora de desejar sucesso ao meu substituto e, especialmente, nesse momento em que reuniões presenciais não são recomendadas, de agradecer a todos os que me proporcionaram essa oportunidade única de contribuir para o desenvolvimento do País e aos que me apoiaram nessa jornada, especialmente aos Presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro, ao Vice-presidente Hamilton Mourão, aos Ministros Fernando Coelho Filho, Moreira Franco, Bento Albuquerque e Paulo Guedes, aos governadores dos estados e do Distrito Federal, aos membros do CNPE, aos Senadores e Deputados e às equipes da ANP, do Ministério de Minas e Energia, do Ministério da Economia, da Advocacia-Geral da União, da Controladoria Geral da União, do Tribunal de Contas da União, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, da Secretaria Nacional do Consumidor, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, dos demais órgãos dos poderes federais e dos estados com os quais a Agência se relaciona, das empresas, das organizações setoriais e à imprensa.

Deixo a ANP, mas não abandono o sonho de ver uma indústria de petróleo, gás e biocombustíveis competitiva no Brasil. De alguma nova trincheira continuarei na luta para consolidar um mercado aberto, diversificado e competitivo no Brasil, projeto no qual acredito e no qual me dediquei durante os últimos anos.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Colocaram um especialista em petróleo na ANP. Inacreditável. Meu Deus.

trackback

[…] Conforme noticiamos recentemente, outra alteração importante aconteceu na diretoria do órgão. O contra-almirante Rodolfo Henrique de Saboia foi indicado para ser o novo diretor-geral da ANP, em substituição a Décio Oddone. […]