IMPORTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA INDÚSTRIAS DE PETRÓLEO E ENERGIA RENOVÁVEL CRESCE 123% EM JULHO
O relatório do mês de julho da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) mostra com números como a indústria brasileira de petróleo e energia vem sendo deixada de lado. As exportações do segmento continuam seguindo seu ritmo de quedas, enquanto as importações cresceram 123% no último mês, em comparação com o mês de junho.
As exportações do setor de petróleo e energia renovável têm uma queda acumulada nos últimos sete meses de 29,7%, em relação ao mesmo período de 2014. No mês de julho, o recuo aferido foi de 0,5%. Nos sete primeiros meses de 2015, apenas o setor de infra-estrutura e indústria de base apresenta crescimento, de 0,5%.
O setor de petróleo e energia renovável viu, por sua vez, um crescimento bastante significativo no último mês, aumentando em 123%. No ano, no entanto, as importações ainda estão 11,1% menores do que as realizadas nos sete primeiros meses de 2014.
De acordo com o presidente da associação, Carlos Pastoriza (foto), os próximos meses devem ser piores que os sete primeiros deste ano. Segundo o executivo, ao fim do ano, a queda no consumo de máquinas e equipamentos no Brasil pode ficar entre 12% e 15%. Entre os fatores citados por Pastoriza como influentes sobre o recuo está o clima de incerteza política e econômica que faz com que os agentes econômicos freiem investimentos.
Deixe seu comentário