INB E NUCLEP ASSINAM ACORDO POR NACIONALIZAÇÃO DOS CILINDROS DE URÂNIO

Luis GustavoA Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep) concluiu a entrega de dois protótipos de cilindros para armazenar e transportar hexafluoreto de urânio (UF6) às Indústrias Nucleares do Brasil (INB). As companhias esperam o licenciamento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) para utilizar na Usina de Enriquecimento de Urânio.

A entrega foi oficializada pela assinatura de um termo de recebimento na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende. Depois de cinco anos de empenho, o Brasil dá um passo importante pela nacionalização dos cilindros nucleares utilizados nas usinas brasileiras.

Luís Gustavo Ribeiro (foto), coordenador de Projetos da Nuclep, ressaltou que a companhia já se prepara para a produção em série desses cilindros. “Visando essa produção, já temos um espaço com uma linha contínua e manutenção dos profissionais”, revelou.

Já o superintendente de Enriquecimento Isotópico, Ezio Ribeiro, reforçou a importância da fabricação dos protótipos. “Cilindros desses tipos são imprescindíveis e essenciais para a operação e segurança das Fábricas de Conversão e Reconversão e da Usina de Enriquecimento de Urânio em operação tanto na INB quanto no CTMSP”, explicou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of