INCÊNDIO EM UM NAVIO PORTA-CONTÊINERES DE PROPULSÃO NUCLEAR DÁ UM SUSTO NA NOITE DE NATAL NA RÚSSIA
Quando todos os tripulantes do navio incêndio a bordo do porta-contêineres russo Sevmorput estavam esperando o Papai Noel na noite de noel, quem chegou mesmo, de surpresa mas sem presentes, foi um incêndio que começou em uma das cabines, pelos relatos. As chamas foram controladas depois de uma hora. E foi um susto daqueles. O fato não chamaria a atenção internacional se o navio não fosse de propulsão nuclear. Ele foi o primeiro porta contêineres construído para ter esta propulsão e enfrentar, como quebra gelos, as dificuldades de cruzar o Ártico. As Autoridades estatais russas confirmaram que houve um incêndio a bordo do Sevmorput na noite de domingo, 24 de dezembro. O navio é operado pela FSUE Atomflot, e um dos quebra-gelos da Rota do Mar do Norte. O Ministério de Situações de Emergência quer frisar que foi um pequeno incêndio que foi rapidamente extinto enquanto o navio estava atracado em Murmansk, na Rússia. Eles disseram que o ministério enviou uma equipe de bombeiros ao navio na noite de domingo para auxiliar, que foi limitado a uma única cabine na área de acomodações do Sevmorput. O relatório diz que uma área foi danificada e o fogo foi extinto em uma hora e nunca se aproximou do reator da embarcação. Relatos, online não confirmados, dizem que aparentemente dois rebocadores também foram enviados para Sevmorput. Os rebocadores foram observados afastando um segundo navio que estava ao lado do porta-contêineres.
Para lembrar, construído entre 1982 e 1988, o navio de 61.000 dwt tem capacidade para 1.336 contêineres. A agência russa informa que O Sevmorput já viajou 302.000 milhas e já transportou mais de 1,5 milhão de toneladas de carga e durante o seu transporte com apenas uma recarga do reator nuclear. O plano era aposentar a embarcação em 2014, mas o estado decidiu posteriormente remodelá-la, acrescentando novos guindastes e uma capacidade mais leve para apoiar o crescimento da Rota do Mar do Norte. Segundo os relatos, ele foi projetado para navegar de forma independente em campos de gelo de até um metro de espessura, a uma velocidade de cerca de dois nós e até 20 nós em águas claras.
O navio chegou recentemente a Murmansk no final de 2023. É utilizado principalmente para viagens costeiras subsidiadas ao longo da Rota do Mar do Norte. Sua temporada de 2023 começou em 24 de junho, de São Petersburgo aos portos de Vostochny, Petropavlosk-Kamchatsky e Murmansk. Ela foi carregada com contêineres, estruturas metálicas, madeira serrada, guindastes e veículos para envio ao Extremo Oriente, utilizando cerca de 90% de sua capacidade de carga. Ela chegou a Vostochny em 7 de julho, após uma viagem de 23 dias. Ela partiu de Petropavlosk-Kamchatsky em 30 de julho carregando 204 FEUs carregados com frutos do mar com destino a Murmansk. Seu capitão disse que as viagens foram desafiadoras em 2023 porque partes do Mar de Kara ainda estavam cobertas de gelo. No entanto, o porta-contêineres conseguiu prosseguir sem assistência ou escolta, entregando 5.500 toneladas de frutos do mar congelados. Após sua última viagem, ela retornou ao seu porto de origem, Murmansk, para a preparação do inverno. Além dela, a FSUE Atomflot lista que possui uma frota de nove quebra-gelos movidos a energia nuclear para a Rota do Mar do Norte.
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