PETROBRÁS FARÁ NOVO CONCURSO PARA PROFISSIONAIS RESERVANDO 20% DAS VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

PETROA Petrobrás lançou hoje (26) um novo concurso público com 916 vagas para nível técnico, além da formação de cadastro de reserva. Curioso e vale ressaltar aqui, que o presidente da empresa dá uma entrevista ressaltando uma companhia como “um elemento fundamental para impulsionarmos a inovação, nos prepararmos para o futuro de baixo carbono e para a transição energética, incorporando novas visões de mundo,” mas não abriu nenhuma uma vaga para pessoas com profissões ligadas ao meio  meio-ambiente. Só um ajuste. Mas, vá lá, é preciso aplaudir a iniciativa de criar novas oportunidades para empregos no futuro e, principalmente, ter ampliado para 20 % as vagas para pessoas com deficiência.  As inscrições poderão ser realizadas a partir de quinta-feira, até o último dia de janeiro de 2024, popularmente conhecido também como mês que vem.  Para a Região Sudeste são 768 vagas distribuídas pelos seguintes municípios: Betim/MG, Cubatão/SP, Duque de Caxias/RJ, Itaboraí/RJ, Macaé/RJ, Mauá/SP, Paulínia/SP, Rio de Janeiro/RJ, Santos/SP, São José dos Campos/SP, Vitória/ES ou demais cidades na regiãoPRATES Sudeste que a Petrobrás atue ou venha a ter atuação. Este é o primeiro concurso da companhia com reserva de 20% de vagas para pessoas com deficiência, bem acima do percentual mínimo exigido por lei, que é de 5%. Nos últimos concursos, a Petrobrás já vinha aplicando percentuais de reserva de vagas para PCD acima do mínimo exigido pela legislação.

Jean Paul Prates disse que “A reserva de 20% de vagas para pessoas com deficiência é uma medida inovadora, que mostra, na prática, o comprometimento da Petrobras com a inclusão. Acreditamos que um corpo técnico diverso nos torna não só uma companhia mais justa, como também é um elemento fundamental para impulsionarmos a inovação, nos prepararmos para o futuro de baixo carbono e para a transição energética, incorporando novas visões de mundo.

DEFICISomando-se as 916 oportunidades existentes com o cadastro de reserva (5.496), que não possui garantia de convocação, totalizam-se 6.412 oportunidades possíveis. As vagas são para profissionais de nível técnico nas ênfases: Enfermagem do Trabalho; Inspeção de Equipamentos e Instalações; Logística de Transportes (Controle); Manutenção (Caldeiraria, Elétrica, Instrumentação, Mecânica); Operação; Operação de Lastro; Projetos, Construção e Montagem (Edificações, Elétrica, Instrumentação, Mecânica); Química de Petróleo; Segurança do Trabalho; Suprimento de Bens e Serviços (Administração). Os requisitos de formação para cada área, a quantidade de vagas e distribuição para cada polo e as cidades que fazem parte do polo podem ser consultadas no edital do processo seletivo.  A remuneração mínima inicial é de R$ 5.878,82. Não é requerida comprovação de experiência profissional prévia.

Além da reserva de vagas, a Petrobrás implementou uma série de ações nesse concurso para facilitar o acesso de pessoas com deficiência. Entre essas medidas, pode-seCADEIRA destacar o aumento da validade do laudo que atesta a deficiência do candidato(a) para 36 meses (prazo anterior era de 12 meses). A pessoa com deficiência também poderá, de acordo com a sua necessidade, requerer adaptações razoáveis e/ou fornecimento de tecnologias assistivas na realização das provas objetivas e demais etapas do processo seletivo. Além disso, o concurso regional dá mais previsibilidade sobre o local o futuro empregado irá trabalhar, o que é ainda mais importante para pessoas com deficiência. O valor da taxa de inscrição é de R$ 62,79. Informações sobre as inscrições, o edital completo, número de vagas para cada área, cidades das provas, requisitos e remuneração podem ser consultados no site da Petrobrás.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of