FALHA EM VÁLVULA PROVOCA INCÊNDIO EM UNIDADE DA REFINARIA LANDULPHO ALVES, NA BAHIA

rlamOs trabalhadores da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), segunda maior refinaria do país, localizada em São Francisco do Conde (BA), passaram por um susto na última quarta-feira (14) quando foram surpreendidos por um incêndio na U-30, classificada pelo Programa de Prevenção da Exposição Ocupacional ao Benzeno (PPEOB) e com mais de 3% de benzeno na corrente de um de seus insumos.

O fogo, iniciado por volta das 14h, gerou queda de energia em grande parte da refinaria devido a um curto circuito em um importante painel de energia. Algumas unidades importantes da RLAM como a U-6, U-34, U-18, U-23/24, e U-30 tiveram máquinas, equipamentos e instrumentos de segurança desarmados.

Uma válvula de segurança da U-30 não funcionou como deveria, o que fez uma outra ser acionada, no entanto, parte de sua estrutura estava furada, o que levou a um vazamento de querosene em alta temperatura para a atmosfera, causando o incêndio no local. Os membros da brigadas de emergência e de operação, responsáveis pela segurança industrial, controlaram o fogo e nenhuma pessoa se acidentou.

A RLAM ocupa uma área de 6,4 quilômetros quadrados e pertence à Petrobrás. Sua capacidade instalada é de 323 mil barris por dia, sendo seus principais produtos propano, propeno, iso-butano, gás de cozinha, gasolina, nafta petroquímica, querosene, querosene de aviação, parafinas, óleos combustíveis e asfaltos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of