INCÊNDIO NO CANADÁ PERSISTE E FORÇA EVACUAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS EM CAMPOS DE PETRÓLEO
Após mais de duas semanas, o momento ainda é de tensão no Canadá. O incêndio na província de Alberta continua fora de controle e vem se aproximando dos campos de produção em areias betuminosas no norte de Fort McMurray, o que força desde o início da semana a evacuação de funcionários na região em meio ao risco de ampliação das chamas. Embora ainda esteja a uma distância de 20 km do foco do incêndio, a área produtora vem sendo desocupada diante dos riscos de propagação do fogo, que avança hoje em meio a um clima seco e a fortes ventos.
Segundo o governo de Alberta, entre 500 e 600 pessoas estiveram sob ordem de evacuação nesta segunda-feira (16). As áreas de produção, no entanto, ainda contam com aproxidamente 4 mil funcionários distribuídos em 12 campos, muitos nas plantas das empresas Suncor Energy e Syncrude. Apesar do plano emergencial, as companhias afirmam que as unidades não estão em risco.
Desde a semana passada, todos os residentes da cidade de Fort McMurray foram evacuados, o que equivale a mais de 80 mil pessoas. A região já teve cerca de 2.400 prédios e casas destruídas pelo fogo.
Com a paralisação de campos produtivos ao longo desta semana, a consultoria ARC Financial estimou que a indústria de petróleo vem enfrentando perdas diárias de US$ 70 milhões no país. “Há um monte de custos fixos que não vão embora por apenas você fechar a produção”, afirmou a vice-presidente de pesquisa energética da entidade, Jackie Forrest.
Deixe seu comentário