INCÊNDIOS DEVASTADORES NA AUSTRÁLIA JÁ LANÇARAM O EQUIVALENTE ÀS EMISSÕES DE CO2 DE 116 PAÍSES EM UM ANO

incndiosaustrlia-f185745ce11c97c50db8aefcb3880fae-1200x600Até agora, os incêndios que assolam a costa leste da Austrália marcam números impressionantes. Já morreram 25 pessoas e mais de 1 bilhão de animais.  Milhares de casas e carros foram destruídos. O fogo devastou uma área de 10 milhões de hectares. Isso é superior a 16 vezes a área queimada na Amazônia internacional em 2019, juntando-se as florestas que queimaram na Bolívia, Colômbia e no Brasil, e ainda 13 vezes maior do que o pior incêndio na Califórnia, Estados Unidos, em 2018.  Os incêndios já bombearam cerca de 400 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono na atmosfera, alimentando ainda mais a mudança climática que já intensifica as chamas no país. Isso é mais do que o total de emissões anuais combinadas dos 116 países de menor emissão e nove vezes a quantidade produzida durante a temporada de incêndios recorde da Califórnia em 2018. Além disso, soma cerca de três quartos das emissões de gases de efeito estufa da Austrália.  Segundo a Nasa, a fumaça produzida pelos incêndios vai dar a volta ao mundo. Por aqui, ela já passou lá pelos lados do sul do país.

É impressionante também o barulho do silêncio dos grandes ambientalistas mundo afora. ONGs internacionais como o Greenpeace, a WWF, por exemplo, artistas como Leonardo de Merkel-e-Macron-nao-estao-preocupados-com-a-AmazoniaCapri, Neoativistas ambientais, como a menina sueca Greta. Políticos, como o Presidente francês Macron e e Primeiras Ministra da  Alemanha, Angela Merkel, que levantaram a bandeira da ocupação da Amazônia Brasileira durante a época de queimadas que o Centro Oeste e o Norte do Brasil sofrem no final de cada ano. Nenhum fundo internacional ameaçou parar de investir. Tudo pareceu normal diante de olhos que tiveram a visão do que quiseram ver.

Cerca de 400 milhões de toneladas não são uma quantidade sem precedentes em todo o país neste ponto do ano na Austrália, onde os incêndios nas matas de verão são comuns, a estação de incêndio tem crescido por mais tempo e o número de dias de alto risco de incêndio é aumentado. As emissões de incêndios florestais atingiram 600 milhões de toneladas de setembro a início de janeiro, durante as brutais estações de incêndio de 2011 e 2012, de acordo com o Serviço de Monitoramento de Atmosfera Copernicus da União Europeia.

swswswsMas as emissões estão muito além dos níveis típicos em Nova Gales do Sul, onde os incêndios deste ano estão concentrados. Mais de 5,2 milhões de hectares queimaram todo o estado do sudeste desde 1º de julho, de acordo com um comunicado do NSW Rural Fire Service. As mudanças climáticas não provocam incêndios. Mas o aumento da temperatura e a diminuição das chuvas ressecam as árvores, as plantas e o solo, convertendo-os em combustível que pode amplificar os fogos quando eles eclodem.

Um relatório de 2018 da agência científica nacional da Austrália e do Bureau of Meteorology conclui que as mudanças climáticas contribuíram para o agravamento das condições de incêndio do país, observando que as temperaturas médias subiram mais de 1 ?C. Por sua vez, esses grandes incêndios estão alimentando as mudanças climáticas. À medida que as árvores e as plantas queimam, elas liberam o carbono armazenado em seus troncos, folhas, galhos e raízes. Isso cria um ciclo de feedback vicioso, pois os próprios impactos da mudança climática a agravam ainda mais, complicando nossa capacidade de superar o problema.

Os incêndios tiveram efeitos devastadores no solo na Austrália: Relatórios colocam a área total queimada nas últimas semanas em mais de 10 milhões de hectares. Isso xxxssestá bem à frente dos devastadores incêndios na Amazônia no ano passado, que cobriram menos de 7 hectares.  E é quase 13 vezes a área queimada durante a temporada de incêndios da Califórnia em 2018, que foi a mais mortal e destrutiva da incendio-australiahistória do estado. Milhares de casas foram destruídas e a fumaça cobriu mais de 20 milhões de quilômetros quadrados. Um professor da Universidade de Sydney estima que mais de um bilhão de animais foram mortos nos incêndios, com base em estimativas anteriores de populações de mamíferos, aves e répteis nas regiões afetadas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of