ÍNDIA ANUNCIA A CONSTRUÇÃO DE MAIS QUATRO NOVAS USINAS NUCLEARES NO PAÍS

aqaqaA Índia está investindo forte em usinas nucleares para diminuir a poluição e garantir energia firme em sua matriz energética. Mais quatro usinas nucleares com capacidade total de 3.400 MW  serão construídas em Haryana, Tamil Nadu. A operadora de usinas atômicas da Índia Nuclear Power Corporation da Índia (NPCIL) planeja iniciar a construção das quatro unidades ainda este ano.  Duas delas  de 700 MW,  estarão em Haryana e outras duas de 1.000 MW, em Tamil Nadu.  O primeiro reator indiano de 700 MW deve começar a operar com energia total até a metade do ano que vem.  KN Vyas(FOTO), presidente da AEC, disse que “No que diz respeito à implementação de projetos, o primeiro reator de água pesada pressurizada indiano de 700 MW na usina atômica de Kakrapar (KAPS) -Unit 3, em Gujarat, já  alcançou sua primeira criticidade  (reação em cadeia de fissão nuclear autossustentável controlada) em 22 de julho. Espera-se que o reator inicie a operação com potência máxima na segunda metade do ano. O Conselho Regulador de Energia Atômica (AERB) está monitorando o desempenho da unidade de muito perto.”

Atualmente, duas unidades de 220 MW estão no KAPS. A Unidade 3 é a primeira unidade de energia atômica a entrar em operação comercial depois que a segunda unidade de 1.000 MW, em Kudankulam, entrou em operação há alguns anos. O setor nuclear indiano está apostando muito nos PHWRs de 700 MW, projetados de forma independente, com um total de 16 unidades, totalizando 11.200 MW, planejadas para serem construídas e pelas quais o governo central rfrfrfrfconcedeu sanção administrativa e financeira.

Os projetos estão em vários estágios de implementação. Além de duas unidades no KAPS, o NPCIL está construindo duas dessas unidades na Estação de Energia Atômica do Rajastão (RAPS). Somado a isso, mais 10 unidades de 700 MW serão configuradas em um modo de frota a ser concluído progressivamente até 2031. De acordo com  Vyas, foi decidido estabilizar em 700 MW, pois é a capacidade ideal, em vez de avançar para reatores de 1.000 MW, uma vez que a quantidade de verificação do projeto será alta.

frfrfAlém das 16 unidades de PHWRs de 700 MW, a Índia instalará mais quatro reatores de 1.000 MW comprados da Rosatom, que estão em  construção em Kudankulam. No total, seis unidades serão instaladas no KNPP.   Segundo Vyas,  2019-20 pode ser considerado um bom ano para o setor de energia nuclear no país. “Um marco foi alcançado quando as unidades 1 e 2 da TAPS (220 MW) completaram 50 anos de operação comercial durante o ano. Estes são os reatores mais antigos do mundo hoje e continuam a operar com segurança, oferecendo excelente desempenho.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of