faixa - nao remover

EXPORTAÇÕES DE EQUIPAMENTOS DE PETRÓLEO CAEM 21% EM 2015

Mário BernardiniA Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) registrou uma redução na receita líquida do setor industrial de bens mecânicos no país, em balanço referente ao mês de maio. O segmento de petróleo e energias renováveis, embora tenha apresentado crescimento em relação a abril, manteve as reduções no comparativo anual, frutos de um cenário de ampla recessão.

No balanço do mês de maio, o segmento petrolífero apresentou queda de 14,6% em suas importações, e de 21,4% no total de exportações de máquinas, em relação ao último ano. O quadro se amplia para toda a indústria, que viu seu total de exportações cair 20,2% frente a 2014. “Este quadro é agravado, ainda mais, pela paralisia nos financiamentos à exportação”, afirma o balanço.

O diretor da Abimaq, Mário Bernardini (foto), afirmou recentemente que o corte de 40% que a Petrobrás deve fazer em seus investimentos, com o novo plano de negócios, deverá reduzir em 15% a demanda da indústria de transformação brasileira. Ainda segundo ele, o impacto dos desinvestimentos da estatal podem levar o PIB do país a cair 2% ao longo dos próximos quatro anos.

A receita líquida da indústria de máquinas caiu 1% em relação a abril e 4,9% na comparação com 2014. Houve redução de 2,4% na receita líquida interna comparando-se com o mês anterior, e de 5,5% em relação ao ano passado.

A redução de empregos no país foi registrada no balanço da Abimaq. Houve queda de 1% na comparação com abril e de 5,3% relação ao último ano. Os níveis de consumo aparente também trouxeram redução, caindo 5,8% no comparativo com 2014.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of