INICIADA A EXPANSÃO DA USINA SOLAR DE COREMAS, NA PARAÍBA
A usina Coremas, primeira planta solar fotovoltaica de geração centralizada do Brasil, inaugurou hoje (17) mais cinco fases do seu projeto, localizado no município de mesmo nome, na Paraíba. O evento teve a participação do presidente Jair Bolsonaro, do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, além de autoridades locais e representantes das empresas envolvidas no projeto.
A usina foi desenvolvida por meio de uma parceria da empresa dinamarquesa Nordic Power Partners e da desenvolvedora brasileira Rio Alto Energia. A planta conta com três fases já em funcionamento (Coremas 1, 2 e 3). O evento de hoje marca o início das obras das fases 4, 5, 6, 7 e 8.
O empreendimento já conta com 93 megawatts em operação e atualmente tem capacidade energética de 312 MWp. Nas novas etapas inauguradas hoje, serão instalados 2460 trackers (rastreadores solares) pela empresa espanhola STI Norland. A companhia já havia fornecido outros 947 equipamentos nas obras do Coremas 1, 2 e 3.
O CEO da Rio Alto, Edmond Farhat, disse durante o evento de hoje que a empresa continuará fazendo novos investimentos em trackers, além de apostar também em soluções de digitalização. “Fomos os primeiros a instalar os seguidores solares, quando só se falava em estrutura fixa. Agora, seremos novamente os primeiro a ter inteligência artificial em nossa planta, com algoritmos, buscando máxima eficiência energética em cada placa solar”, disse.
Deixe seu comentário