INICIADA A EXPANSÃO DA USINA SOLAR DE COREMAS, NA PARAÍBA

EiIQC4qWsAIsoV1A usina Coremas, primeira planta solar fotovoltaica de geração centralizada do Brasil, inaugurou hoje (17) mais cinco fases do seu projeto, localizado no município de mesmo nome, na Paraíba. O evento teve a participação do presidente Jair Bolsonaro, do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, além de autoridades locais e representantes das empresas envolvidas no projeto.

A usina foi desenvolvida por meio de uma parceria da empresa dinamarquesa Nordic Power Partners e da desenvolvedora brasileira Rio Alto Energia. A planta conta com três fases já em funcionamento (Coremas 1, 2 e 3). O evento de hoje marca o início das obras das fases 4, 5, 6, 7 e 8.

O empreendimento já conta com 93 megawatts em operação e atualmente tem capacidade energética de 312 MWp. Nas novas etapas inauguradas hoje, serão instalados 2460 trackers (rastreadores solares) pela empresa espanhola STI Norland. A companhia já havia fornecido outros 947 equipamentos nas obras do Coremas 1, 2 e 3.

coremasO CEO da Rio Alto, Edmond Farhat, disse durante o evento de hoje que a empresa continuará fazendo novos investimentos em trackers, além de apostar também em soluções de digitalização. “Fomos os primeiros a instalar os seguidores solares, quando só se falava em estrutura fixa. Agora, seremos novamente os primeiro a ter inteligência artificial em nossa planta, com algoritmos, buscando máxima eficiência energética em cada placa solar”, disse.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of