INMETRO FIRMA PARCERIA TECNOLÓGICA COM INSTITUTO SUECO

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e o Instituto de Pesquisa Técnica do Reino da Suécia vão desenvolver em conjunto pesquisas em ciência, tecnologia e inovação. A parceria de cinco anos permitirá o intercâmbio de cientistas e a ampliação de estudos em metrologia científica, industrial e legal. A área de biocombustíveis, em que o Brasil se destaca, será um dos principais itens. O memorando de entendimento foi assinado no campus do Inmetro, no Rio, e valerá por cinco anos.

De acordo com Jorge Cruz (foto), coordenador-geral de Articulação Internacional do Inmetro, o instituto sueco é liderança em vários campos da pesquisa cientifica e tecnológica. “Há a possibilidade de desenvolvermos o biocombustível de segunda geração. As pesquisas também serão voltadas para a eletricidade, englobando as telecomunicações e os smart grids”, afirmou Cruz, referindo-se às redes inteligentes de eletricidade.

A iniciativa é fruto de uma colaboração iniciada em 2009 entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a agência de inovação sueca Vinnova, que desenvolve 18 projetos sueco-brasileiros, com orçamento de R$ 9 milhões.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of