INSPETORES DA AGÊNCIA DE ENERGIA ATÔMICA FICARÃO NO COMPLEXO NUCLEAR NA UCRÂNIA DEPOIS DE CONSTATADAS VÁRIAS VIOLAÇÕES | Petronotícias




faixa - nao remover

INSPETORES DA AGÊNCIA DE ENERGIA ATÔMICA FICARÃO NO COMPLEXO NUCLEAR NA UCRÂNIA DEPOIS DE CONSTATADAS VÁRIAS VIOLAÇÕES

GROSSO diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, disse que seus especialistas estão na usina nuclear de Zaporizhzhia “para ficar e manter uma presença contínua”. Falando após sua visita à usina, Grossi disse aos repórteres que era óbvio que a integridade física da usina foi violada várias vezes. Por acaso ou deliberadamente, mas que “esta é a realidade que temos de reconhecer e isso é algo que não pode continuar a acontecer”. Ele disse que onde quer que você esteja ou “o que você pensa sobre esta guerra, isso é algo que não pode acontecer“. Grossi contou que durante sua visita, que durou algumas horas, conseguiu avaliar diversos locais. “Pude percorrer todo o local, entrei nas unidades, pude visitar os sistemas de emergência, os geradores a diesel, as salas de controle… escolhemos três ou quatro áreas-chaves que eu precisava ver em primeira mão. Claro que também pude conversar com a equipe”.

Ele disse que garantiu à equipe que a AIEA não vai a lugar nenhum e que alguns de seus especialistas permanecerão na usina nuclear, porque há muito trabalho a ser feito agora em termos de análise detalhada de alguns dos aspectos mais técnicos. O complexo nuclear tem seis unidades e está ocupada pelas forças militares russas desde o início de março, embora continue sendo operada por sua equipe ucraniana. Ele está localizado perto da linha de frente entre as forças ucranianas e russas e foi bombardeado várias vezes nos últimos meses, levantando preocupações de segurança.

O diretor-geral da AIEA passou meses tentando organizar uma visita de inspetores à fábrica. A esperança é que a sua presença estabilize a situação e que possam realizar verificações vitais de segurança no local no equipamento, bem como verificar o bem-estar do pessoal e garantir que são capazes de operá-lo de forma segura. Eles também devem verificar a segurança de todos os materiais nucleares no local. Grossi e sua equipe da AIEA chegaram à usina nuclear na tarde de quinta-feira (1º), tomando a decisão de prosseguir com a última etapa da missão, apesar das novas trocas militares na área que ambos os lados culparam um ao outro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of