IBAMA CONCEDEU RENOVAÇÃO DE PESQUISA SÍSMICA 3D NO CAMPO DE ITAPU

OCEAN_ODYSSEYO Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) concedeu à Petrobrás a primeira renovação da licença de pesquisa sísmica do campo de Itapu, no pré-sal da Bacia de Santos. A licença terá duração de 1 ano e dois meses, autorizando à petroleira a realização da atividade no interior do polígono autorizado, com a embarcação de fonte sísmica M/V Artemis Odyssey e com a embarcação de instalação de NODES Subsea Viking.

Em junho, o órgão ambiental também concedeu a licença de instalação para a plataforma P-71, que será instalada no campo de Itapu. A unidade faz parte da família das plataformas replicantes e terá capacidade de produção de 150 mil barris por dia.

Itapu é um campo da cessão onerosa, tendo 100% de participação da Petrobrás. Em 2019, a estatal arrematou sozinha o excedente da cessão onerosa da área, que opera no regime de partilha. No mês de julho de 2021, a Petrobrás e a PPSA assinaram o Acordo de Coparticipação do campo de Itapu, que regulará a coexistência de dois contratos: o Contrato de Cessão Onerosa e o Contrato de Partilha de Produção do Excedente da Cessão Onerosa para o campo. O volume recuperável total de Itapu poderá chegar a 669 milhões de barris de óleo equivalente.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of