PETROBRÁS E PPSA ASSINARAM ACORDO DE COPARTICIPAÇÃO DE ITAPU

petrobrasA Petrobrás e a Pré-sal Petróleo  (PPSA) assinaram o Acordo de Coparticipação do campo de Itapu, na porção norte da Bacia de Santos. Com o acerto, as duas empresas definiram o Plano de Desenvolvimento do campo e as estimativas de curva de produção. Em comunicado divulgado na manhã de hoje (12), a Petrobrás disse que o volume recuperável total de Itapu poderá chegar a 669 milhões de barris de óleo equivalente.

O Acordo de Coparticipação de Itapu regulará a coexistência de dois contratos: o Contrato de Cessão Onerosa e o Contrato de Partilha de Produção do Excedente da Cessão Onerosa para o campo. As negociações para esse acerto começaram em novembro de 2019, logo após a Petrobrás arrematar 100% dos direitos dos volume excedentes de Itapu.

Foram acertadas ainda as participações de 51,7% para a cessão onerosa, com volume recuperável total de 350 milhões de barris de óleo equivalente; e de 48,3% para partilha de produção, com volume recuperável de 319 milhões de barris de óleo equivalente.

Dessa maneira, o valor da compensação total devida ao Contrato de Cessão Onerosa (100% Petrobrás) pelo Contrato de Partilha de Produção é de aproximadamente US$ 1,274 bilhão, que será integralmente recuperado como Custo em Óleo pela Petrobras, como contratada”, detalhou a Petrobrás. “A estimativa de compensação apresentada tem como base a data efetiva do Acordo em 01/09/21. Caso a data de aprovação por parte da ANP leve a outra data de início de efetividade, serão realizados os ajustes necessários”, concluiu.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of