INSTALAÇÃO DE BOIAS ESPECIAIS TORNAM O PORTO DO RIO MAIS SEGURO PARA OS GRANDES NAVIOS

Instalaçao das boias 3 - BrunoCesar AlvesA modernização do Porto do Rio ganha corpo depois da instalação  das três boias articuladas semissubmersíveis  da nova sinalização náutica do Canal de Cotunduba, principal acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro para navios de grande porte.  A instalação teve a responsabilidade da  Companhia Docas do Rio de Janeiro, que desenvolveu o projeto ao longo dos últimos meses em parceria com a Marinha do Brasil, a Praticagem e as empresas arrendatárias dos terminais de contêineres do porto. Com essa melhoria, o Canal de Cotunduba, também conhecido como “Canal Varrido”, dada sua característica de profundidade natural mais elevada, terá uma navegação mais segura e eficiente das embarcações, especialmente no período noturno, viabilizando assim as operações de carga e descarga durante a noite. Além de gerar mais dinamismo e rentabilidade para os terminais de contêineres, os especialistas acreditam que o novo balizamento, com a tecnologia de transceptores AIS AtoN, promoverão maior precisão na delimitação do canal, o que diminui o risco de acidentes, além da redução dos custos de manutenção.

Segundo o Gestor de VTMIS (Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações) do Porto do Rio de Janeiro, Marcelo Villas-Bôas, “o próximo Instalaçao das boias 2 - BrunoCesar Alvespasso é iniciar o “ramp up” das manobras noturnas de navios conteineiros, a partir do próximo dia 20 de abril”. “Ramp up” é o processo de transição de um porto para receber navios de maior porte de forma progressiva, com manobras experimentais. Com isso, a previsão é que o Canal esteja operacional ainda neste primeiro semestre de 2020.

Para o diretor-presidente da CDRJ, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, as novas boias mostram que, mesmo com a adversidade atual, o cronograma inicial está sendo cumprido: “Apesar de todas as dificuldades, a equipe liderada pela CDRJ não se entregou e seguiu em frente para que o Porto do Rio de Janeiro tenha melhores condições de acesso aquaviário.”  

Instalação das boias 1 - BrunoCesar AlvesA melhoria da sinalização do acesso aquaviário faz parte de um conjunto de medidas que estão sendo estudadas e executadas por um Grupo de Trabalho no intuito de aumentar eficiência ao uso dos canais de navegação da Baía de Guanabara, incrementar a segurança de navegação, além de trazer benefícios econômicos aos usuários, pois será possível otimizar o carregamento nos navios mercantes, reduzir a sobrestada das embarcações e maximizar as janelas de entradas e saídas no porto.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of