INVASÃO DA UCRÂNIA E A SUSPENSÃO DA CERTIFICAÇÃO DO NORD STREAM 2 COLOCARAM O MERCADO DE GÁS DE PERNAS PARA O AR

NORD 1O mercado do gás na Europa está de vaca não conhecer bezerro. Os preços do gás no continente dispararam quando a Rússia iniciou sua operação militar sobre a Ucrânia. Vídeos mostram longas filas de carros em postos de gasolina em todo o país em meio aos sons de explosões. As sanções anunciadas pelos Estados Unidos não deram efeitos. Os russos já sabiam e se prepararam antes. As sanções, que visam a empresa Nord Stream 2 AG e seus diretores corporativos, aumentam a pressão sobre o projeto do Mar Báltico, projetado para dobrar a capacidade de fluxo de gás da Rússia para a Alemanha. O Nord Stream 2 ainda não iniciou suas operações pendentes de certificação pela Alemanha e União Europeia. A Alemanha interrompeu a certificação do  oleoduto, no valor de US$ 11 bilhões, mas não saberá o que fazer se o gasoduto existente o que passa pela Ucrânia for afetado pelas bombas ou mesmo se a Rússia decidir lacra-lo. A Europa depende da Rússia para cerca de 40% de seu gás natural. A maioria vem através de oleodutos, incluindo Yamal-Europe, que atravessa Bielorrússia e Polônia até a Alemanha, e Nord Stream 1, que vai diretamente para a Alemanha NORD1 via Ucrânia. Os mercados de gás da Europa estão ligados por uma rede de gasodutos. A maioria dos países reduziu a dependência do gás russo ao longo dos anos e também há mais rotas de abastecimento que contornam a Ucrânia. No ano passado, a Ucrânia era um corredor de trânsito em grande parte para o gás que entrava na Eslováquia, de onde continuava para a Áustria e a Itália.

Agora que a Rússia invadiu a Ucrânia, isso pode afetar os fluxos através de oleodutos como Yamal-Europe, Nord Stream 1 e TurkStream. Mas mesmo que as sanções tenham sido impostas contra o Nord Stream 2, a Comissão Europeia disse que o atual fornecimento de gás europeu não seria afetado, já que este gasoduto ainda não está operando. Alguns países têm outras opções. Por exemplo, a Alemanha, o maior consumidor de gás russo, também pode importar da Noruega, Holanda, Grã-Bretanha e Dinamarca por meio de gasodutos. Mas a Noruega, o segundo maior fornecedor da Europa, está entregando gás natural na capacidade máxima e não pode substituir os suprimentos que faltam da Rússia, disse seu primeiro-ministro. O sul da Europa pode receber gás do Azerbaijão através do Gasoduto Trans Adriático NORD 2para a Itália e o Gasoduto Transanatólio de Gás Natural (TANAP) através da Turquia. Os países vizinhos podem transferir gás por meio de interconectores, mas as nações podem não estar dispostas a ceder o gás de que precisam e os importadores teriam que pagar um preço alto.

A substituição total de 150 bilhões a 190 bilhões de metros cúbicos (bcm) por ano de gás russo para a UE não é viável no curto prazo. As entregas de gás de inverno russo para a UE serão de cerca de 48 bilhões de metros cúbicos (bcm) nas taxas atuais, uma queda de 30% ano a ano. A União Europeia quer exigir que os países abasteçam o armazenamento de gás natural antes de cada inverno, para ajudar a aumentar os estoques e lidar com interrupções no fornecimento, de acordo com um NORD 4documento preliminar visto pela Reuters na semana passada. A Rússia disse que continuará a fornecer suprimentos ininterruptos de gás natural aos mercados mundiais, em uma carta a uma conferência de energia em Doha.

As importações de gás natural liquefeito (GNL) para o noroeste da Europa, principalmente dos Estados Unidos, atingiram um recorde de cerca de 11 bcm em janeiro. Mas os terminais de GNL da Europa têm capacidade disponível limitada para absorver suprimento extra no caso de interrupção do gás da Rússia. O Catar, um dos maiores produtores de GNL do mundo, disse que nem ele nem qualquer outro país tem capacidade para substituir o fornecimento de gás russo para a Europa por GNL, já que a maioria dos volumes está vinculada a contratos de longo prazo e tem cláusulas de destino claras. Várias nações têm opções para preencher a lacuna com importações de energia por meio de interconectores de vizinhos ou aumento da geração de energia a partir de energia nuclear,URCA renovável, hidrelétrica ou carvão. Mas a disponibilidade nuclear está diminuindo na Alemanha, Grã-Bretanha, Bélgica e França devido ao envelhecimento das usinas, desativação, eliminação progressiva e interrupções frequentes. Sob pressão para cumprir as metas climáticas,  vários países da UE fecharam antigas usinas a carvão ou não estão construindo novas. Alguns países mantêm usinas de carvão para abastecimento de reserva. A Europa está mudando para o carvão do gás desde meados do ano passado devido aos altos preços do gás.

Em crises passadas, os países introduziram medidas para reduzir a produção industrial em determinados momentos, pagar geradores de reserva para ligar o fornecimento, ordenar que as famílias reduzissem o uso de energia ou impor cortes TANQUEStemporários de energia. Nos últimos 15 anos, houve várias disputas entre a Rússia e a Ucrânia sobre o gás, principalmente relacionadas aos preços pagos. Em 2006, a Gazprom cortou o fornecimento para a Ucrânia por um dia. No inverno de 2008-9, as interrupções no fornecimento russo se espalharam por toda a Europa. Em 2014, a Rússia cortou o fornecimento para Kiev depois de anexar a Crimeia. A Ucrânia parou de comprar gás russo em novembro de 2015 e reduziu a dependência das importações diretas de gás da Rússia por meio de um mecanismo de fluxo reverso, permitindo importar de países da UE.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of