IPIRANGA ENTRA NA DISCUSSÃO SOBRE O BIODIESEL E DEFENDE NORMAS MAIS SIMPLIFICADAS PARA O MERCADO

aqaqaaqA Ipiranga acredita que a discussão atual sobre o biodiesel demonstra uma clara necessidade em se reduzir e simplificar o volume de normas e regulamentações sobre biocombustíveis, revendo o modelo atual de leilões de biodiesel, terminando com  as restrições de importação e as obrigações de compra e estoques de etanol anidro. Esses são aspectos que apenas dificultam o desenvolvimento dos biocombustíveis no Brasil, pois criam regras artificiais que limitam a atuação livre dos agentes no mercado.

A Ipiranga entende que o percentual de mistura e o Programa Renovabio já representam dois pilares fundamentais de incentivo aos biocombustíveis, e que é preciso proporcionar mais liberdade aos agentes de mercado, não apenas para regular oferta e demanda, mas também para que seja possível um ambiente com mais investimentos em inovação, melhoria de qualidade, novas tecnologias e produtividade.

Como empresa de distribuição, a  Ipiranga reforça seu interesse em debater o desenvolvimento dos biocombustíveis para que esta indústria suporte cada vez zzzzzmais o nosso país na direção de uma economia de baixo carbono e de alta eficiência. Francisco Ganzer (foto à direita), diretor de Operações da Ipiranga, disse: “Somos totalmente favoráveis ao maior mix de biocombustíveis na matriz brasileira, mas entendemos que esse avanço requer maior incentivo aos mecanismos de mercado em detrimento de artificialismos regulatórios. Somos uma distribuidora de combustíveis, entregamos produtos que são produzidos por inúmeros agentes de mercado e temos como missão liderar esta transição no Brasil”.

Sobre esse mesmo tema, a Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Biocombustíveis – BRASILCOM e a Associação das Distribuidoras de Combustíveis – BRASILCOM, divulgou um  comunicado dando  “apoio incondicional apoio às medidas de redução temporária do percentual de biodiesel no diesel e ao cancelamento da Fase 3 do 75º Leilão de Biodiesel. A adoção de tais providências são oportunas e revestem-se de coragem, coesão e do equilíbrio exigido de uma Agência Reguladora atenta ao mercado e à proteção do consumidor quanto a preço e oferta dos produtos. A BRASILCOM manifesta a sua preocupação quanto das medidas necessárias e urgentes que precisam ser tomadas para manter o equilíbrio de abastecimento ainda no mês de agosto”.

A entidade seguiu na nota: “A BRASILCOM tem como premissa a luta constante por um mercado justo, isonomicamente regulado e sem assimetrias, zelando fortemente pela constante defesa da livre concorrência e da livre iniciativa, princípios estes norteadores do salutar jogo de competição de mercado, garantindo o fornecimento de combustíveis em todo o território nacional com melhores preços, qualidade do produto e ofertas ao consumidor.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of