IRÃ ABRE SEU PRIMEIRO TERMINAL DE ABASTECIMENTO DE PETRÓLEO NO GOLFO DE OMÃ PARA EVITAR ROTA DO ESTREITO DE HORMUZ

dsssaO atual  presidente iraniano,  Hassan Rouhani, disse que o Irã abriu seu primeiro terminal de petróleo no Golfo de Omã, uma medida que permitirá evitar o uso da rota de navegação do Estreito de Hormuz, que tem sido um foco de tensão regional por décadas. “Este é um movimento estratégico e um passo importante para o Irã. Isso garantirá a continuação de nossas exportações de petróleo.” O ministro do petróleo do Irã, Binjan Namdaar Zanganeh se aponsentará no final do mandado de Rouhani, em 3 de agosto,  justo quando o atinge seu maior índice nos últimos dois anos.  O novo terminal está localizado perto do porto de Jask no Golfo de Omã, ao sul do Estreito de Ormuz, permitindo que os navios que se dirigem para o Mar da Arábia,   evitem uma rota estreita. O principal terminal de exportação de petróleo do Irã está localizado no porto de Kharg, dentro do Estreito de Hormuz, uma hidrovia com menos de 40 quilômetros  de diâmetro em seu ponto mais estreito: “Tínhamos um terminal e, se houvesse um problema, nossas exportações de petróleo seriam cortadas. Hoje é um grande dia histórico para aHassan Rouhani nação iraniana”, disse Rouhani. “Hoje, o primeiro carregamento de 100 toneladas de óleo é feito fora do Estreito de Ormuz. Isso mostra o fracasso das sanções dos EUA ”, disse ele. O Irã pretende exportar um milhão de barris por dia (bpd) de petróleo da nova instalação. No momento, o projeto permite a exportação de 350 mil barris por dia. O país  produziu 2,47 bpd em junho, de acordo com os últimos dados disponíveis da Organização dos Países Exportadores de Petróleo. O Irã também construiu um oleoduto de 1.000 km para transportar seu petróleo para o novo terminal no sudeste de Goreh, na província de Bushehr.

Rouhani estimou em US$ 2 bilhões o valor do novo projeto que, segundo a mídia iraniana, está em andamento há cerca de dois anos. A localização do novo terminal também poupará aos navios-tanque que se dirigem para o mar aberto vários dias de navegação. O Irã tem frequentemente ameaçado bloquear o estreito se suas exportações de petróleo forem fechadas por sanções dos Estados Unidos, reimpostas por Washington três anos atrás, quando o então presidente Donald Trump se retirou unilateralmente de um acordo nuclear histórico assinado entre o Irã e potências mundiais em 2015. Dadas as sanções americanas, o Irã é discreto sobre seus embarques de petróleo para os poucos clientes que ainda se atrevem a comprá-lo.

Washington acusou Teerã de tentar contornar as sanções exportando petróleo para países como China, Venezuela e Síria, e anunciou repetidamente a apreensão de petroleiros que supostamente transportavam petróleo iraniano. O Ministro do Petróleo iraniano, Bijan Namdar Zanganeh, disse no lançamento do projeto que ajudaria nas exportações e, portanto, era “uma manifestação da quebra das sanções”. O novo oleoduto e o terminal poderão ajudar sdssTeerã a “reconquistar o mercado de petróleo iraniano dos países rivais”. Pelo menos é isso que as autoridades iranianas acreditam.

Autoridades iranianas e o governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estão em conversações indiretas em Viena desde o início de abril para reativar o acordo, segundo o qual o Irã concordou em restringir seu programa nuclear em troca do levantamento da maioria das sanções internacionais. O Estreito de Ormuz é um canal estreito na boca do golfo, através do qual cerca de um quinto do petróleo mundial passa dos produtores do Oriente Médio para os mercados da Ásia, Europa, América do Norte e além. Houve confrontos periódicos entre a elite do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã e os militares dos EUA na área. Os arquiinimigos Irã e Israel também trocaram acusações de ataques a navios uns dos outros na região de hidrovias sensíveis. Navios de propriedade de israelenses foram atacados no Golfo de Omã em fevereiro e abril, com Israel culpando o Irã pelas explosões.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of