IRÃ ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE DUAS NOVAS USINAS NUCLEARES COM TECNOLOGIA RUSSA
O fim das sanções impostas ao Irã abriu caminho para o país entrar em uma nova fase, com multinacionais de olho no mercado de petróleo local e com a possibilidade de desenvolvimento nuclear para fins energéticos sem qualquer tipo de problema. Tanto que o país anunciou a construção de mais duas usinas nucleares, através do diretor da Atomic Energy Organization of Iran (Organização de Energia Atômica do Irã, em livre tradução), Ali Akbar Salehi (foto).
Os reatores que serão usados nas unidades terão tecnologia russa, conforme adiantou o executivo. A escolha foi feita com base no memorando de entendimento assinado entre os países em 2014, que previa um total de oito novas usinas no país.
A tecnologia russa já é usada no país na usina de Busher. A unidade chegou a sua capacidade total, de 1 GW, em agosto de 2012 e sua atividade é fiscalizada de perto pela International Atomic Energy Agency (Agência Internacional de Energia atômica, em livre tradução). O acordo para construção foi assinado em 1995, no entanto, as obras tiveram que ser diversas vezes adiadas devido a problemas técnicos e financeiros.
Deixe seu comentário