IRÃ CONSEGUIU ACELERAR SUA PRODUÇÃO DE URÂNIO ENRIQUECIDO A 20%

AQAQAQAAQAQO Irã pisou no acelerador e segue irreprimido em seus planos nucleares. O país anunciou recentemente que produziu 55 quilos de urânio enriquecido a 20%, indicando uma produção mais rápida do que as metas estabelecidas pela legislação local. É um novo capítulo nessa trama, que começou logo após o ex-presidente Donald Trump retirar os EUA do acordo nuclear com o Irã, estabelecido em 2015. Desde então, Teerã vem desafiando os americanos, ampliando sua capacidade de enriquecimento de urânio.

Para lembrar, o parlamento iraniano aprovou no ano passado uma lei que exigia que o país começasse a enriquecer a 20%. A legislação colocou a meta de pelo menos 120 kg de urânio refinado nesse nível por ano, o que equivale a 10 kg por mês. Contudo, o porta-voz da Agência de Energia Atômica do Irã (AEOI) Behrouz Kamalvandi, disse que a taxa de produção do Irã já está “até 40%” mais rápida do que isso.

Em menos de quatro meses, produzimos 55 kg de urânio enriquecido a 20%. Em cerca de oito meses podemos chegar a 120 kg”, afirmou. O Urânio enriquecido a 20% pode ser usado em reatores de pesquisas. Kamalvandi declarou ainda que o país pode ir além do enriquecimento em 20%, chegando a patamares maiores. “Temos capacidade na indústria nuclear para produzir em níveis mais elevados, até 40-60%. Atualmente, temos quatro toneladas de substância com enriquecimento de 3,5 e 4% e, de acordo com a previsão com base na ratificação do parlamento, iremos aumentar a nossa capacidade para quase 500 toneladas por mês”, afirmou.

Kamalvandi disse ainda que o país tem “capacidade de produzir seis toneladas anuais” e que dentro de um ano o país terá “quase 10 toneladas de urânio igual à capacidade anterior ao Plano Conjunto de Ação Global”, se referindo ao acordo nuclear internacional. O Irã advertiu repetidamente que não se comprometeria com as promessas feitas como parte daquele pacto, depois que os Estados Unidos se retiraram unilateralmente e impuseram sanções “sem precedentes” a Teerã, em 2018.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of