IRÃ DÁ PRAZO ATÉ 23 DE FEVEREIRO PARA O FIM DAS SANÇÕES ECONÔMICAS OU VETARÃO VISITAS DE INSPETORES NUCLEARES | Petronotícias




faixa - nao remover

IRÃ DÁ PRAZO ATÉ 23 DE FEVEREIRO PARA O FIM DAS SANÇÕES ECONÔMICAS OU VETARÃO VISITAS DE INSPETORES NUCLEARES

weeweeweweweweA situação no Irã está cada vez mais tensa, com o nervosismo se alastrando por todo o Oriente Médio. As autoridades iranianas informaram à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que interromperão a implementação de ‘medidas voluntárias de transparência’ no acordo nuclear de 2015. Especificamente, Teerã diz que interromperá as inspeções nucleares fora de seus locais declarados a partir da próxima terça-feira (23). Há informações concretas da agência de que o Irã continua a enriquecer o urânio a 20% com objetivo de uso militar. Um porta-voz da AIEA confirmou que “O Diretor-Geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, informou na terça-feira aos Estados Membros sobre os desenvolvimentos recentes relacionados às atividades de verificação e monitoramento da AIEA no Irã sob o Plano Conjunto de Ação Abrangente (JCPoA). relatório aos Estados-Membros, o Diretor-Geral Grossi disse que o Irã informou à AIEA em 15 de fevereiro que o país deixará de implementar medidas de transparência voluntárias no âmbito do JCPoA a partir de 23 de fevereiro, incluindo o Protocolo Adicional. O Diretor-Geral Grossi ofereceu viajar ao Irã para encontrar uma solução mutuamente aceitável para a Agência continuar o trabalho de verificação essencial. O Diretor-Geral continua a consultar o Irã. “

Na ultima reunião do Rafael Grossi com os líderes políticos iranianos não chegaram a um acordo

Na ultima reunião do Rafael Grossi com os líderes políticos iranianos não chegaram a um acordo

O Protocolo Adicional permite que os inspetores da AIEA visitem locais não declarados no Irã em curto prazo, mas em 15 de fevereiro, o Ministério das Relações Exteriores do Irã disse que cancelaria este compromisso se não houvesse progresso até o final deste mês na disputa de Teerã com os Estados Unidos sobre a reimposição de sanções econômicas pela administração anterior de Donald Trump. O ex-presidente americano retirou os Estados Unidos UA do JCPoA em maio de 2018. No mês passado, Teerã anunciou que havia começado a enriquecer urânio até um nível de pureza de 20%, que é cinco vezes o limite estabelecido pelo JCPoA. O novo governo dos Estados Unidos, sob o presidente Joe Biden, disse que deseja retornar ao JCPoA se o Irã primeiro se comprometer novamente com suas próprias obrigações. Em 7 de fevereiro, em sua primeira entrevista desde que assumiu o cargo no mês passado, Biden descartou a perspectiva de suspender as sanções ao Irã até que pare de enriquecer urânio.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of