IRÃ DEVE ADICIONAR OFERTA DE 500 MIL BARRIS DIÁRIOS DE PETRÓLEO EM UM ANO

fatih birolCom uma produção em constante crescimento, o petróleo iraniano deve ampliar ainda mais sua participação no mercado internacional ao longo dos próximos meses. O país deverá adicionar uma oferta de 500 mil barris diários de petróleo no período de um ano através da operação de seus campos já ativos, embora ainda deva demorar a desenvolver novos campos produtivos, de acordo com o diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol (foto). Com o fechamento de novas parcerias e um fornecimento em expansão ao mercado europeu, a tendência é de que o volume exportado aumente ainda mais nos próximos meses.

Ao passo que consolida sua posição no mercado, o Irã deve enfrentar desafios para renovar sua cadeia produtiva. Segundo Birol, o país precisará garantir a investidores internacionais que as condições de investimento são lucrativas e que há previsibilidade no consumo. Além disso, o desenvolvimento sustentável de novos campos depende ainda do planejamento de rotas de transmissão.

Com foco em uma retomada veloz do mercado até recentemente bloqueado por sanções, o governo iraniano vem acelerando a procura por novas empresas para atuar em seu território e no início deste mês anunciou que buscava investimentos da ordem de US$ 200 bilhões para o setor de óleo e gás. O potencial do Irã no atual cenário da indústria já atrai grandes petroleiras europeias, como é o caso da francesa Total, que em janeiro fechou acordo com a National Iranian Oil Company (NIOC) para garantir a compra de até 200 mil barris de petróleo por dia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of