IRÃ FAZ EXERCÍCIOS MILITARES NO GOLFO PÉRSICO E COMUNICA A AIEA QUE COMEÇOU A CONSTRUIR COMPONENTES PARA BOMBA ATÔMICA
Aumenta o cheiro de pólvora no Oriente Médio. O Irã começou a construir um componente-chave das bombas nucleares. Essa foi uma mensagem de autoridades iranianas à Agência Internacional de Energia Atômica. Os iranianos anunciaram planos para começar a fabricar urânio metálico, usado para fazer núcleos nucleares, em meio a fortes tensões com os Estados Unidos e Israel. Em meio a isso, a Marinha do Irã disparou mísseis de cruzeiro como parte de um exercício naval no Golfo de Omã hoje (14), em uma demonstração de força antes da posse do presidente eleito Joe Binden. Mísseis de cruzeiro superfície-superfície atingiram com sucesso seus alvos no golfo e na parte norte do Oceano Índico, segundo relatórios iranianos.
O Irã disse à Agência Internacional de Energia Atômica que já começou a fabricar equipamentos para produzir urânio metálico, em Isfahan, nos próximos meses. O urânio metálico pode ser usado para fazer o núcleo de uma arma nuclear, mas o Irã ainda não fez nenhuma, de acordo com altos funcionários ocidentais. A fabricação de urânio metálico é proibida pelo acordo nuclear internacional iraniano de 2015, que envolve o Reino Unido, França, Alemanha, China e Rússia, mas não mais os Estados Unidos, desde que o presidente Donald Trump retirou o país do acordo em 2018. O Irã está tentando pressionar os americanos para que retornem ao acordo aumentando suas capacidades nucleares, com Biden já sugerindo que renegociar o pacto será uma de suas principais prioridades assim que assumir o cargo. Nem Teerã nem a AIEA informam sobre um possível cronograma para a fabricação deste metal no país. O embaixador do Irã na AIEA, Kazem Gharib Abadi, disse que : ‘As atividades de P&D relacionadas ao projeto de um tipo melhorado de combustível para o Reator de Pesquisa de Teerã começaram.” O urânio natural será usado para produzir urânio metálico na primeira fase. A AIEA recebeu um relatório atualizado sobre a planta de fabricação de placas de combustível e realizou uma inspeção. Levará de quatro a cinco meses para instalar o novo equipamento e produzir o pó de urânio necessário para fazer urânio metálico, disse o Irã.
A marinha iraniana disparou mísseis em outra demonstração de força no Golfo. O porta-voz do exercício, almirante Hamzeh Ali Kaviani (foto à direita), disse: Imagens divulgadas pela Marinha mostraram os mísseis sendo lançados e atingindo seus alvos. O exercício de dois dias começou na ontem (13), quando a marinha do país inaugurou seu maior navio militar. O exercício ocorre em meio a tensões aumentadas sobre o programa nuclear do Irã e uma campanha de pressão dos Estados Unidos contra a República Islâmica. Nas últimas semanas, o Irã aumentou seus exercícios militares. No sábado, a Guarda Revolucionária paramilitar realizou um desfile naval no Golfo Pérsico e uma semana antes o Irã realizou uma manobra de drones massiva em metade do país.
Em um discurso transmitido pela televisão à nação, o líder supremo iraniano aiatolá Ali Khamenei (foto à esquerda) exigiu que os Estados Unidos suspendessem as sanções econômicas que ele considerou com ‘sanções brutais’ ao país. Ele também disse que Teerã não tem pressa para que os EUA voltem a um acordo nuclear de 2015: ‘Não estamos insistindo nem com pressa para o acordo. Mas o que é lógico é a nossa exigência [que] seja o levantamento das sanções. Essas sanções brutais devem ser levantadas imediatamente. ‘
Deixe seu comentário