IRÃ FAZ TESTE EM NOVO OLEODUTO NO ENTORNO DO ESTREITO DE ORMUZ E MUDA O MAPA DO PETRÓLEO NA REGIÃO

aqaqaqaaORLANDO – Por Fabiana Rocha – Sem fazer alarde e com as atenções internacionais voltadas para o enriquecimento de urânio em suas instalações nucleares, o Irã iniciou sua primeira transferência de petróleo bruto por meio de seu oleoduto estratégico Goreh-Jask, permitindo ao país contornar o Estreito de Hormuz, segundo informou a agência estatal de notícias do governo iraniano. O informe da agência IRNA diz que óleo passou pela segunda casa de bombas do oleoduto e chegou a uma instalação perto do porto de Jask. A agência, no entanto, não fala sobre o volume desta transferência de óleo.

O Oleoduto tem cerca de mil quilômetros e será inaugurado em junho pelo presidente Hassan Rouhani. No início deste mês, a estatal National Iranian Oil disse que já começou a injetar petróleo no oleoduto e que os embarques de petróleo da região de Jask, na costa do Golfo de Omã, começarão em junho. Para lembrar, atualmente grande parte das exportações do Irã passa pelo Estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico, assim como grande parte do petróleoFF comercializado internacionalmente. Os mercados de petróleo estão observando de perto as negociações entre o Irã e as potências mundiais para reviver esse acordo e remover uma série de sanções econômicas dos Estados Unidos.

Há informações não confirmadas que o governo Joe Biden já autorizou a importação de óleo iraniano duas vezes, tentando um acordo para que os iranianos parem de enriquecer o urânio foram dos padrões autorizados pela Agência Internacional de Energia Atômica. Rouhani disse que os negociadores já haviam acordado o fim das sanções aos setores de petróleo, transporte, seguros e bancos iranianos seriam, provocando uma queda nos preços do petróleo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of