IRÃ MANTEM ENRIQUECIMENTO DE URÂNIO ACIMA DO PERMITIDO E ACENDE UMA LUZ DE ALERTA NO ORIENTE MÉDIO

DEDEDEA Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) verificou que o Irã está alimentando hexafluoreto de urânio (UF6) em uma cascata recentemente instalada de 174 centrífugas IR-2M na Fábrica de Enriquecimento de Combustível (FEP) em Natanz. A França, a Alemanha e o Reino Unido (E3) alertaram que as novas violações do Plano de Ação Conjunto Global (JCPoA) pelo Irã estavam esvaziando os principais benefícios de não proliferação do acordo nuclear de 2015. O E3 estava respondendo ao Conselho de Governadores da AIEA após a última atualização da agência aos governos sobre sua verificação e monitoramento da implementação do Irã de seus compromissos relacionados ao nuclear.

Os três últimos relatórios  da AIEA   foram hoje liberados. De acordo com eles, o Irã continuou o enriquecimento de UF6 no FEP e na Planta Piloto de Enriquecimento de Combustível (PFEP) em Natanz, e na Planta de Enriquecimento de Combustível Fordow (FFEP), em Fordow. Em 2 de novembro, oHYYYHHYY estoque total de urânio enriquecido do Irã, compreendendo urânio enriquecido produzido na FEP, PFEP e FFEP, era de 2442,9 kg. Sob o JCPoA, o estoque do Irã não deve ultrapassar 300 kg de UF6, o que corresponde a 202,8 kg de urânio. A AIEA disse que o Irã desde julho de 2019 enriqueceu urânio para 4,5%, o que está acima do limite de enriquecimento de 3,67% estabelecido pelo JCPoA.

“Em 14 de novembro de 2020, a agência verificou que o Irã começou a alimentar UF6 na cascata recentemente instalada de 174 centrífugas IR-2M na Fábrica de Enriquecimento de Combustível (FEP) em Natanz“, informou a agência.  Como consequência, o Irã está usando 5060 centrífugas IR-1 instaladas em 30 cascatas e 174 centrífugas IR-2M instaladas em uma cascata para enriquecer UF6 em FEP.”  Os países do E3 reiteraram seu compromisso contínuo com a preservação e implementação total do acordo nuclear. “Nós, da E3, trabalhamos arduamente para preservar o acordo. Temos sido consistentemente claros que lamentamos a retirada dos EUA do JCPoA e a reimposição das sanções americanas. Retiramos HYHYYYHJas sanções conforme previsto pelo JCPoA e envidamos esforços adicionais para permitir que o Irã buscar o comércio legítimo, desenvolvendo o mecanismo financeiro INSTEX. No entanto, apesar desses esforços de boa fé, o Irã tem se envolvido, por um ano e meio agora, em inúmeras e graves violações de seus compromissos nucleares. Continuamos extremamente preocupados com as ações do Irã, que estão esvaziando o núcleo da não proliferação benefícios do negócio. “

O grupo expressou preocupação com o fato de o Irã enriquecer urânio acima do limite de 3,67% do JCPoA e com o crescimento contínuo de seu estoque de urânio de baixo enriquecimento; sua P&D contínua em tipos de centrífugas avançadas não permitidas pelo JCPoA, incluindo a operação de centrífugas IR-2M, IR-4 e IR-6, além da introdução8I88I8I8 de novos tipos de centrífugas não autorizadas; e o anúncio do Irã de sua intenção de instalar centrífugas avançadas na Fábrica de Enriquecimento de Combustível (FEP) em Natanz.

A E3 descreveu a decisão do Irã de mudar o local de suas atividades de pesquisa e P&D e aumentar o número geral de centrífugas instaladas no FEP como “uma questão de profunda preocupação”. O FEP tem espaço para milhares de centrífugas adicionais, e mover centrífugas avançadas para tal espaço “levanta sérias preocupações sobre as intenções iranianas. Instamos o Irã a não prosseguir com a instalação de centrífugas avançadas na Planta de Enriquecimento de Combustível e seus planos de mover sua unidade de P&D para o FEP.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of