IRÃ SEGUE DESAFIANDO AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA ENRIQUECENDO MAIS URÂNIO A 20%

aqqaqaqaqaqO Irã aprofundou uma violação importante de seu acordo nuclear de 2015, enriquecendo urânio com um número maior de máquinas centrífugas avançadas em uma planta subterrânea enquanto enfrenta o novo governo dos Estados Unidos para salvar o acordo. Os iranianos aceleraram suas violações do acordo, aumentando a pressão sobre o presidente Joe Biden, já que ambos os lados dizem que estão dispostos a voltar a cumprir o acordo. O Irã começou suas violações em 2019 em resposta à retirada de Washington em 2018 sob o então presidente Donald Trump e a volta das sanções econômicas americanas contra Teerã.

O acordo diz que o Irã pode refinar urânio apenas em seu principal local de enriquecimento – uma planta subterrânea em Natanz – com centrífugas IR-1 de primeira geração. No ano passado, o Irã começou a enriquecer lá com uma cascata, ou cluster, de máquinas IR-2m muito mais eficientes e disse em dezembro que instalaria mais três. “O Irã concluiu a instalação de uma dessas três cascatas, contendo 174 centrífugas IR-2m e, em 30 de janeiro de 2021, o Irã começou a alimentar a cascata com UF6”, disse a Agência Internacional de Energia Atômica,  referindo-se à matéria-prima de hexafluoreto de urânio. Posteriormente, a AIEA confirmou que a República Islâmica começou a enriquecer com a segunda cascata.

Teerã também está avançando com a instalação de centrífugas mais avançadas, indicou um  relatório da agência. Das duas cascatas restantes de máquinas IR-swswwsws2m, a instalação de uma começou enquanto a instalação da outra estava quase concluída. O embaixador do Irã na AIEA, Kazem Gharibabadi, disse no Twitter que Teerã também começou a instalar centrífugas IR-6 em Fordow, um local escavado em uma montanha onde o Irã começou a enriquecer urânio com a pureza de 20% que havia alcançado antes do acordo de 2015.

A AIEA disse que o Irã havia informado em uma carta datada de 1º de fevereiro que duas cascatas de centrífugas IR-6 seriam instaladas em Fordow. Em Washington, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, disse que as últimas ações do Irã aumentaram a urgência dos Estados Unidos para abordar o programa atômico iraniano: “Isso reforçou nossa crença de que esse é um desafio que devemos enfrentar imediatamente.” Ele aqaqaqaqdisse que estava se referindo à ampla questão de garantir que o Irã não possa desenvolver armas nucleares. O ministro da Energia de Israel disse que agora o Irã levaria cerca de seis meses para produzir material suficiente para uma arma nuclear, um cronograma quase duas vezes maior do que o previsto por um alto funcionário do governo Biden. O Irã nega qualquer intenção de produzir armas nucleares. O acordo nuclear estabelece um limite  de 3,67% de pureza de enriquecimento, adequado para a produção de energia nuclear civil e bem abaixo dos 90% que são adequados para armas. Para uso militar, o enriquecimento é de 20%, que o que parece estar fazendo os técnicos iranianos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of