IRAQUE REGISTRA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO RECORDE EM MARÇO
A disputa pelo mercado internacional de petróleo se intensifica, com países produtores com grande potencial aumentando seus volumes de extração. Em março, o Iraque alcançou um novo recorde de produção, de acordo com a estatal Oil Marketing Co. O país, que ocupa a segunda colocação entre os membros da OPEP, totalizou uma média 4,55 milhões de barris por dia, exportando em média 3,81 milhões de barris por dia.
No próximo dia 17, uma reunião entre os principais países produtores de petróleo está marcada para Doha e o Iraque havia sinalizado estar de acordo com o plano de congelar os níveis de produção. A iniciativa está sendo alinhada pela Venezuela, Rússia, Arábia Saudita e Qatar, para encerrar o excesso de oferta.
Os sauditas, no entanto, vêm condicionando sua assinatura do termo à participação iraniana no mesmo. Salvo contrário, a Arábia Saudita não deve assinar e os iranianos não parecem dispostos a congelar sua produção, especialmente agora que o país começa a expandir seu setor de petróleo após tantos anos de sanções internacionais devido ao seu programa nuclear.
Deixe seu comentário