ITAIPU BATE RECORDE DE PRODUTIVIDADE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020

aqaaaA  Itaipu  Binacional  fechou o primeiro semestre de 2020 com o maior índice de produtividade de todos os tempos: 1,0881 Megawatt médio produzido por cada  metro  cúbico  de  água  que  passou pelas turbinas da usina por segundo.  O  resultado é 2% superior ao mesmo período em 2019 e demonstra a eficiência no uso da água, em um ano em que esta matéria-prima foi bastante escassa  –  a  afluência  foi  12% inferior à observada no mesmo período em 2019, o pior cenário do histórico 1983-2020. “A  Itaipu  está  cumprindo  sua missão de gerar energia, seguindo as diretrizes  do  governo  federal de trabalhar com afinco para a retomada da economia  brasileira”,  afirmou  o  diretor-geral  brasileiro  da  empresa, general Joaquim Silva e Luna.

A produção dos seis primeiros meses de 2020 fechou em 38.600.323 MWh, uma  diferença  de  apenas  -4,58%  em  relação ao primeiro semestre do ano passado,  mesmo  com  a  queda da demanda do Brasil e do Paraguai devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19. “Produzir  quase  40  milhões  de  MWh nesses seis meses com a melhor produtividade  em 36 anos de operação não acontece do dia para a noite. São pessoas  que  estão fazendo a diferença e isso nos fortalece na busca de um futuro promissor”, colaborou o diretor técnico executivo, Celso Torino.PR-da-Eletrobras-visita-Itaipu-Binacional-Arq.Itaipu-size-598

A  energia  gerada  nos primeiros seis meses de 2020 seria suficiente  para  atender  o Brasil por 29 dias, uma cidade do porte de São Paulo por 1 ano  e  5  meses  ou  uma  cidade  como Foz do Iguaçu por 66 anos. Do total gerado,  78,65%  foi  destinado  para  o Brasil e 21,35% para o Paraguai.parte  destinada  ao  mercado  brasileiro  representou  11,13%  do total da energia consumida no Brasil. Em  um  semestre  houve uma escassez de água tão grande, que a produção  ficou  apenas  4% abaixo do ano passado. A demanda, devido ao desaquecimento da economia causado pela pandemia, também influenciou em uma produção menor.

De  acordo  com  José  Benedito, superintendente da companhia,   a eficiência operacional resulta do trabalho  conjunto  de todas as áreas da diretoria Usina Binacional de Itaiputécnica. Prova disso é o elevado  índice  de  disponibilidade  das  unidades  geradoras,  ou seja, a porcentagem  do  tempo  em  que  as máquinas ficaram disponíveis para serem usadas.  Este  índice  fechou  o  primeiro semestre em 97,24%, bem acima do valor de 94% estipulado como meta empresarial.

Outro  indicador,  o  de indisponibilidade forçada, isto é, quando as unidades  geradoras  precisam entrar para manutenção de forma não prevista, ficou em 0,07%, muito abaixo dos 0,5% usados como referência. Itaipu  também fechou o primeiro semestre com dois outros indicadores com  índices  positivos.  A segurança operacional, medida pelo indicador de gestão   de   Segurança  Operacional  da  Usina  (SOP),  ficou  em  95,92%, considerado “ótimo”, ou seja, acima dos 90%. Já o indicador de qualidade de atendimento  ao  sistema interligado (ISIN) terminou o semestre com o valor de 91,8%, permanecendo também na categoria mais alta: “Bom”. Em  relação  à  segurança  de  barragem, no primeiro semestre de 2020 foram  realizadas  55.819  leituras  na  instrumentação,  97%  do previsto, confirmando o bom desempenho e garantindo a segurança operacional.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of