JAPÃO REATIVA MAIS UM REATOR NUCLEAR

Michiaki UriuO movimento de retomada da indústria nuclear japonesa segue seu curso. A Kyushu Electric Power Company, proprietária da usina nuclear de Sendai, em Kagoshima, anunciou o religamento da unidade 2 da central. Este é o segundo reator nuclear religado no país após o acidente da usina de Fukushima, em março de 2011. Nesta quarta-feira (21), a planta volta a fornecer eletricidade após período de testes.

“Vemos este religamento como um passos importantes no recomeço de uso de reatores nucleares. Continuaremos a fazer um esforço total para lidar com as inspeções nucleares das autoridades regulamentadoras, cuidadosamente realizando o processo restante, colocando a máxima prioridade na segurança, com um sentido de alerta maior do que nunca”, afirmou o presidente da empresa, Michiaki Uriu (foto).

A unidade 1 da usina nuclear de Sendai foi o primeiro dos reatores a voltar a operar no Japão, em agosto. As duas unidades em Sendai foram desligadas nas inspeções periódicas realizadas em maio e de setembro de 2011, respectivamente. Como com todos os reatores do Japão, o reinício das unidades foi adiado até que o estabelecimento de novos padrões de segurança no país.

Após o acidente em Fukushima, todos reatores japoneses foram gradualmente desligados para inspeções periódicas e verificações de segurança. A unidade 1 da planta Ohi foi o último reator a ser desligado, em setembro de 2013.

Atualmente, outros 20 reatores estão em processo de religamento. Além dos reatores de Sendai, outros três já passaram por todas as inspeções de segurança exigidas pela autoridade nuclear chinesa: Takahama unidades 3 e 4 e Ikata unidade 3.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of