JAPÃO REINICIA OPERAÇÃO DE REATOR NUCLEAR DA USINA DE IKATA

shinzo-abe-60-01-1462083810O Japão reiniciou na última semana a operação de seu quinto reator após promulgadas as novas regras de segurança depois o incidente de Fukushima, em 2011. A operação comercial da unidade está prevista para ser iniciada no início do mês de setembro.

A Usina de Ikata, no Distrito Nishiuwa, retomou a operação do reator número 3 na última sexta-feira. As ações da Shikoku Electric Power, operadora do ativo, subiram 6,4% após a reativação da unidade. O reinício do reator da planta de Ikata é um impulso para a política energética pós-Fukushima, mas desafios legais podem atrapalhar o desenvolvimento da fonte nuclear no país.

O Tribunal Distrital de Otsu tomou uma decisão surpresa que restringiu a Kansai Electric Power de operar dois reatores no oeste do país, algumas semanas após de terem sido ligados novamente. Além disso, existem mais de duas dezenas de ações judiciais que buscam interromper as operações nucleares no Japão.

A ameaça de ações nos tribunais torna difícil prever quantos reatores serão reiniciados e se a meta da administração do primeiro-ministro Shinzo Abe, que prevê uma participação nuclear na matriz energética de 20% a 22%, será alcançada.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of