JAPÃO SE PREPARA PARA VOLTAR A UTILIZAR ENERGIA NUCLEAR
Por mais de dois anos sem gerar energia elétrica a partir de fonte nuclear, o Japão deve encerrar esse ciclo nos próximos dias. A data de 10 de agosto é vista como limite para entrada em operação do reator Sendai 1, primeiro que será religado, mas que ainda deve passar por inspeções. A autoridade nuclear local já aprovou o plano operacional e de procedimentos da unidade.
O reator de Kyushu, por sua vez, ainda está passando por verificações funcionais e de segurança dos principais sistemas, incluindo configuração de montagem de combustível, capacidade de contenção de dejetos, circuito de arrefecimento e sistemas de controle. Uma simulação de emergência já foi realizada na unidade para verificar os procedimentos.
O processo de voltar a utilizar energia nuclear está apenas começando no Japão, com outros mais de 20 reatores para serem religados, gradualmente. Até 2030, o governo local pretende que a participação nuclear na geração de energia elétrica fique entre 20% e 22%, como parte de um programa de redução das emissões de dióxido de carbono no meio ambiente.
O tsunami que atingiu o país em 2011 e levou a um grande acidente nuclear na usina de Fukushima levou o Japão a rever toda sua política de segurança nuclear. Um dos maiores exemplos foi a criação da Nuclear Regualtory Authority (NRA – Autoridade Regulatória Nuclear, em inglês).
Deixe seu comentário