REPRESENTANTE DA ELETRONUCLEAR PARTICIPA DE COMITIVA DA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA NA NIGÉRIA

Marcelo Gomes da Silva, vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben)A Eletronuclear enviou seu assessor de Desenvolvimento de Novas Centrais Nucleares, Marcelo Gomes, para a Nigéria,  junto a convidados da Agência Internacional de Energia (AIEA), para avaliar as possibilidades de se instalar usinas nucleares no país. Entre os trabalhos do grupo estavam avaliar a infra-estrutura local e perspectivas de melhorias no território, visando à exploração da tecnologia nuclear para geração de energia elétrica.

“A nossa missão era ver o quanto a Nigéria estava preparada para interagir com empresas interessadas em iniciar um programa nuclear no país. Os nigerianos vivem uma escassez de recursos para geração de energia elétrica e a opção nuclear, neste sentido, pode ter um papel importante. Fiquei surpreendido com a receptividade que tivemos, já que muitas autoridades nos receberam e houve uma cobertura grande da imprensa local”, disse Marcelo.

Para avaliar as condições de implantação de um programa nuclear, foram avaliados 19 aspectos, desde a legislação local, questões de segurança e recursos humanos até os aspectos relativos à rede elétrica e áreas capazes de receber as plantas nucleares. Uma série de relatórios foi produzida pela AIEA e, no total, 42 recomendações foram feitas às autoridades nigerianas, tal qual realizado anteriormente em países como Turquia e Jordânia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of