JARAGUÁ PEDE RECUPERAÇÃO JUDICIAL NA TENTATIVA DE SALVAR A EMPRESA
A Jaraguá não suportou o tamanho de seus problemas e pediu recuperação judicial na última terça-feira (24). O Presidente e proprietário da empresa, Álvaro Garcia, reassumiu o comando da companhia num último respiro de salvar a situação, embora seja gravíssima. A dívida gira em torno de R$ 500 milhões. A Jaraguá também está com pagamentos atrasados a muitos fornecedores, enfrenta uma série de pedidos de falência e mais de mil protestos. A recuperação judicial pode dar fôlego a uma empresa brasileira tradicional, que sempre esteve na lista de bons pagadores e excelentes construtores de equipamentos especiais. O respeito e o carinho que os funcionários têm pelo dono da empresa pode ser um fator preponderante para a recuperação da companhia que vive dias de incerteza e intranquilidade.
A crise na Jaraguá começou com a mudança do foco da companhia. Especializada em produzir equipamentos especiais, a companhia passou atuar em obras de engenharia em meados de 2000. Além disso, o represamento dos pagamentos dos pleitos feitos nessas obras pela Petrobrás afundou de vez a Jaraguá na situação grave em que se encontra. Um problema que vem se repetindo com as dificuldades da Petrobrás, que também provocou a quebra de muitas outras empresas e que está deixando até mesmo as grandes companhias de engenharia em sérias dificuldades. No mercado, quase não há exceção. A situação pode ser tornar insustentável para muitas empresas fornecedoras, caso não haja uma mudança na política de pagamento da estatal.
O Petronotícias vem acompanhando o caso da Jaraguá desde o ano passado, quando a empresa começou seu processo de reformulação. Em entrevista, a companhia afirmou que durante a execução de contratos para a Petrobrás, a ocorrência de custos adicionais levou a direção da Jaraguá a desembolsar recursos extraordinários, resultando em problemas com o fluxo do caixa. A tradicional empresa paulista que emprega centenas de pessoas em São Paulo e Alagoas, também está envolvida no escândalo que envolve o ex-diretor Paulo Roberto Costa, preso até pouco tempo. A Jaraguá é acusada no inquérito por ter pago propina ao ex-diretor da Petrobrás para fazer obras na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e no Comperj, no Rio de Janeiro. Em todas essas operações a empresa enfrenta graves e quase intransponíveis dificuldades.
A JARAGUÁ é uma empresa de prestígio internacional na fabricação de equipamentos mecânicos e é orgulho nacional, portanto deve merecer apoio por parte do governo em sua recuperação financeira.
Recuperação Judicial, tinham que ter pedido bem antes, agora é tarde… queremos os nossos direitos trabalhistas, saímos sem receber nada! Que vergonha!!!!
Eu era um funcionário que eu tinha grande admiração pelo senhor Alvaro, trabalhava na unidade de itapevi, porém eles nos demitiu no dia 21/05 e sem pensar no mal que estava causando a nós que ele dizia ser o maior patrimônio da jaraguá até o momento não nos pagou nada dos nossos direitos nem seguer o nosso fgts. Já trabalhei dias virando noites para que os equipamentos fossem entregues no prazo e assim que o senhor Alvaro me pagou com um imenso calote, nem se quer ligaram para como iremos sustentar a nossa família.
namoral a jaraguá éra uma firma exelente pra mim aprendi muito nesses 4 anos era um orgulho trabalhar nela.. mas agora eu me perguntoo pq a jaragua chegou nessa situacao? foi por causa de tantoo rouboo e tanta mentira que acabou chegando nessa situacçao . dia 21/05 eu fui demetido e ate agora nada de receber. que vergonha jaraguá agente deu o sangue nessa firma é vcs querem nos retribuir com calote é ? tem piao ficando doido e eu sou um deles. As contas esta só acumulando os juros nen c fala. sera que vcs vao pagar nossos direitos… Read more »
no comentário acima errei a data da homologaçao foi dia 26/06 e nao dia 26/05.. essa jaraguá deixa o pião doido !
Jessé, concordo com vc, é para deixar o peão doido mesmo! Também trabalhava na unidade de Sorocaba e fui demitido no dia 21/05, a homologação foi marcada para o dia 05/06 e chegamos no sindicado e não houve homologação… remarcaram para o dia 12/06 e daí saiu a “Homologação Zerada”, ou seja, nenhum pagamento das verbas rescisórias, mas sim o TRCT – Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho com valores “ZERO”, com ressalva do Sindicato, somente para liberar o FGTS que estava na Conta (depósito até Jan/2013) e para dar entrada no Seguro Desemprego… ou seja, calote total!!! Já… Read more »
namoral que falta de respeito jaraguá com nóis trabalhadores ! que calote mas safado vcs querem dar pra gente .. ate agora a jaraguá só citou datas e mas datas ! jaraguá um recado pra vcs .. Datas emas Datas nun enxe barriga e nao paga contas de ninguem…. haee e olha que tinha muito baba ovo que falava a jaraguá é uma mae! só c for uma mae safada caloteira.. SR Alvaro espero que o senhor esteje ciente que nóis trabalhadores estamos com prestaçoes de carro atrasado contas de agua luz telefone atrasado.. e tirando a comida que eu… Read more »
Dizem que pra toda regra há uma exceção!! Mais nós ex-funcionários dessa empresa já demos todas as exceções possíveis e impossíveis para essa empresa!! Estamos todos cansados de tanta mentira, tanta enrolação! Eu fui demitido no dia 17/06, mais antes eu estava viajando a trabalho pela empresa la em Maceió! E me deparei com muitas coisas que é de se pensar e questionar! Como uma empresa que está sofrendo sérias situações financeiras e com vários pedidos de falência, consegue continuar contratando funcionários de outros estados para ganhar mais de 5 mil reais por mês enquanto os funcionários de Maceió não… Read more »
a jaragua era uma das melhores empresa de se trabalha mas esta faltando com respeito com as pessoas que ajudou ser o que ela e hoje os funcionarios. so quero saber quando vai sair nossa homologação.isto e uma falta de respeito com nos funcionarios ninguem da uma posição para nos vergonha
Vou jogar é uma bomba nesse gato safado.kkkkkk
me chama q vou junto contigo gato safado esse