JOE BINDEN PODE PROIBIR CONTINUAÇÃO DA OBRA DO GASODUTO KEYSTONE XL ASSIM QUE ASSUMIR A PRESIDÊNCIA

wswswsswswsO presidente eleito dos Estados Unidos,  Joe Binden,   prometeu revitalizar as alianças tradicionais dos Estados Unidos depois de fixar residência na Casa Branca esta semana, reparando os danos que ele diz que o presidente Donald Trump   teria feito fez ao sistema internacional liderado pelos Estados Unidos. Biden parece estar a caminho de um confronto direto com o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau,   sobre o projeto Keystone XL de US$ 9 bilhões, um oleoduto Canadá-EUA que tem sofrido oposição de progressistas, ambientalistas e grupos indígenas. Trudeau há muito apoia o projeto, apesar dos protestos, argumentando que ajudará a reduzir a dependência das importações de petróleo estrangeiro e a criar novos empregos.

O que se acredita é que   Biden deve rescindir a licença do gasoduto assim que assumir o cargo, talvez em seu primeiro dia na Casa Branca, enquanto busca azzazazazazarestaurar a liderança americana nas ações contra a mudança climática. Biden parece um parceiro mais natural para Trudeau do que Trump, com quem o primeiro-ministro entrou em confronto repetidamente nos últimos quatro anos. Mas os laços dos dois países podem ter que superar um congelamento  precoce se o novo presidente de fato interromper o projeto Keystone XL como o presidente Barack Obama  fez em 2015, citando o compromisso de seu governo com o combate às mudanças climáticas.

Biden  já planejava interromper o projeto Keystone XL, que transportará petróleo da província canadense de Alberta para Nebraska. Em maio, o diretor de política Biden Stef Feldman disse que o ex-vice-presidente apoiou a decisão de Obama de atrasar o projeto em 2015 e “orgulhosamente estará na Sala Roosevelt novamente como presidente e parará para sempre rescindindo a licença do oleoduto Keystone XL.”

A embaixadora canadense nos Estados Unidos, Kirsten Hillman, disse que o governo de Trudeau acredita que o Keystone XL é compatível com os objetivos de ação climática de ambos os países.  Enquanto isso, o primeiro-ministro de Alberta, Jason Kenney, disse que está “profundamente preocupado azazazazazcom relatos de que a nova administração do presidente eleito Joe Biden pode revogar a autorização presidencial para a travessia da fronteira em Keystone XL na próxima semana.

O representante do Texas Dan Crenshaw(foto a esquerda), um aliado da indústria do petróleo e rejeitou as propostas de energia renovável, afirmou que Biden “planeja matar empregos e aumentar os preços da energia e para quê? Não para o meio ambiente. Cancelar este oleoduto não faz nada para o meio ambiente. É para sua base radical. Ele está acalmando-os no primeiro dia.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of