JOSÉ DIRCEU PEDE HABEAS CORPUS PREVENTIVO PARA NÃO SER PRESO NA OPERAÇÃO LAVA JATO
Depois de ter sido acusado pelo empresário Milton Pascowitch na delação premiada na Operação Lava Lato, o ex-ministro José Dirceu Entrou com um com um habeas corpus preventivo para que ele não seja preso. A petição foi apresentada ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. A defesa de Dirceu Alegou que seu cliente estaria na “iminência de sofrer constrangimento ilegal”. O advogado Roberto Podval pediu que o tribunal conceda ordem de habeas corpus, reconhecendo o direito do paciente de permanecer em liberdade.
O advogado contou que, ao consultar José Dirceu sobre a ideia do habeas corpus, o ex-ministro não manifestou preocupação com a possibilidade de os adversários políticos usarem o fato como uma confissão de culpa.
Na petição, de 40 páginas, os advogados afirmam que Dirceu, investigado por receber dinheiro de empreiteiras envolvidas na operação Lava-Jato, atendeu, por meio de sua consultoria, a mais de sessenta clientes de vinte setores diferentes da economia, como indústrias de bens de consumo, telecomunicações, comércio exterior, logística, tecnologia da informação, comunicações e construção civil.
Afirmam ainda que Dirceu foi surpreendido por saber, por meio da imprensa, que seu nome havia sido enredado na assim denominada Operação Lava Jato. Alegam que o ex-ministro colaborou com informações nas investigações e que sempre esteve à disposição para prestar depoimento. Argumentam ainda que Dirceu não apresenta risco de fuga porque cumpre prisão domiciliar em Brasília devido à condenação por seu envolvimento no mensalão.
QUEM, DE FATO LIDEROU, OU LIDERA O CARTEL NA PETROBRAS? Toda quadrilha tem um líder e no caso em questão, um grande líder político que se apoderou da Estatal assim que assumiu o poder em Brasília. Este poderoso líder, designou o articulador José Dirceu para o aparelhamento da Petrobras naquela época, em ação conjunta com o Diretor de Serviços, seu parente próximo. A partir dessa célula inicial, foi estruturada uma cadeia de gestão fraudulenta, tendo como articulador principal interno da companhia, o Sr. Pedro Barusco, Gerente Executivo da Engenharia da Petrobras. Pelo lado das construtoras, apareceu como figura principal e… Read more »