JURONG COMEÇA A FAZER SONDA DO PRÉ-SAL EM CINGAPURA
Enquanto a festa corre na Bahia, com direito à presença da Presidente da República e da presidente da Petrobrás, para o batismo da plataforma auto-elevatória P-59, marcado para amanhã (13), a situação das sondas encomendadas para o pré-sal não está tão animada. As unidades foram contratadas pela estatal com a Sete Brasil, e a condição principal era que fossem feitas aqui, já que são unidades com alta tecnologia envolvida e inédita no país. No entanto, para cumprir os prazos, a primeira delas começou a ser cortada no estaleiro Jurong, em Cingapura.
O contrato entre a Sete Brasil e a Petrobrás envolve 21 sondas e outras cinco devem ser feitas pela Ocean Rig, em contrato ainda não assinado, mas o mercado acredita que os prazos não serão atingidos. A Sete Brasil contratou seis sondas do estaleiro Jurong Aracruz, porém ele ainda está em obras de implantação no Espírito Santo, com previsão de entrada em operação em junho de 2013 e conclusão total em meados de 2014. Como a primeira sonda deve ficar pronta em junho de 2015, a empresa começou a montá-la em Cingapura, mas afirma que manterá os 55% de conteúdo local, conforme manda o contrato.
Outro contrato da Sete Brasil, também de seis sondas, é com o estaleiro Paraguaçu, que em maio estava em fase de terraplanagem e só deve ficar pronto em 2014. Recentemente o consórcio responsável pelo empreendimento assinou um convênio com a japonesa Kawasaki, para transferência tecnológica e capacitação de mão de obra local.
A Keppel Fels pode estar um passo a frente, já que o estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, já está em funcionamento e deve começar a construção da primeira sonda em pouco tempo. O estaleiro também tem contrato com a Sete Brasil para seis sondas. As outras três serão feitas pelo estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul, que na última semana concluiu a maior operação de içamento do mundo.
Outras sete sondas foram encomendadas ao Estaleiro Atlântico Sul, o primeiro a fechar o contrato com a Sete Brasil, mas diante dos problemas que o estaleiro vêm enfrentando, com atrasos contínuos, o mercado aposta na Jurong ou na Keppel para entregar a primeira sonda.
Pois é, más o Jurong ainda não saiu do papel. 19/10/2012. Para mim esses estaleiros são o maior papo furado.