LABORATÓRIO CANADENSE FABRICA PELA PRIMEIRA VEZ COMBUSTÍVEL AVANÇADO PARA MICRO REATORES MODULARES
O Laboratório Nuclear Canadenses (CNL) fabricaram pellets de combustível avançado patenteados para um Micro Reator Modular (MMR) da Ultra Safe Nuclear Corporation (USNC). Esta é a primeira vez que um combustível nuclear baseado em TRISO é fabricado no Canadá. O projeto da CNL, para produzir pellets de combustível totalmente microencapsulados em cerâmica (FCM), foi financiado pela Canadian Nuclear Research Initiative (CNRI), um programa lançado em 2019 pela CNL para acelerar a implantação de pequenos reatores modulares (SMRs) no Canadá, permitindo pesquisa e desenvolvimento e para dar aos fornecedores de SMR acesso à experiência do laboratório para ajudar no desenvolvimento e comercialização de suas tecnologias. O MMR é um reator de alta temperatura, que usa hélio para transferir calor de seu núcleo alimentado por TRISO para um sistema de sal fundido. Em junho de 2020, a USNC e a Ontario Power Generation formaram a Global First Power, uma joint venture para construir e operar um MMR.
O presidente e CEO da CNL, Joe McBrearty (foto), disse que “A fabricação bem-sucedida deste projeto inovador de combustível representa um marco importante para a pesquisa SMR aqui no Canadá e demonstra que a CNL tem a experiência e os recursos necessários para ajudar a mover esses combustíveis avançados do conceito à realidade.” O design do pellet FCM da USNC consiste em partículas esféricas TRISO – TRIstructural-ISOtropic – dispersas em uma matriz de carboneto de silício. As partículas TRISO contêm um núcleo de combustível denso revestido com camadas de grafite e carboneto de silício, tornando as partículas robustas e permitindo que suportem calor e pressão intensos. Combustíveis TRISO são propostos para vários novos projetos de reatores pequenos e avançados, incluindo aqueles atualmente em consideração para construção no Canadá.
O programa CNRI foi lançado em 2019 pela CNL para acelerar a implantação de SMRs no Canadá, permitindo pesquisa e desenvolvimento, dando à indústria de SMR acesso às instalações e especialização da CNL. O projeto FCM faz parte de um portfólio mais amplo de trabalho no âmbito do CNRI, que foi acordado no ano passado pela CNL e USNC. Também inclui o estabelecimento de um laboratório funcional para análise de combustível no campus Chalk River da CNL e o desenvolvimento de um programa de testes plurianuais para apoiar a validação do combustível e do núcleo do USNC à medida que progridem no processo de Revisão do Projeto do Fornecedor da Comissão de Segurança Nuclear Canadense.
Deixe seu comentário