PETROBRÁS LANÇA A LICITAÇÃO DO SISTEMA DE COLETA SUBMARINA DO SEXTO FPSO DE BÚZIOS

surfAs projeções animadoras para o mercado brasileiro subsea em 2021 estão começando a se concretizar. A Petrobrás lançou no início desta semana a licitação para contratação do sistema de coleta de produção e serviços de ancoragem do FPSO Almirante Tamandaré, a sexta unidade de produção do campo de Búzios. A concorrência vai durar até o dia 7 de junho, quando a estatal fará a abertura dos envelopes com as propostas das licitantes.

O escopo do contrato abrange serviços de projetos de engenharia, fornecimento de bens, ancoragem da plataforma, instalações e interligações submarinas de dutos rígidos, flexíveis e umbilicais da plataforma. O FPSO Almirante Tamandaré será a maior plataforma de petróleo do Brasil, com capacidade de produzir 225 mil barris de petróleo por dia e 12 milhões de m³/dia de gás natural.

O navio-plataforma deve entrar em operação em 2024. Segundo a Petrobrás, a unidade será ligada a um total de 15 poços, sendo oito produtores, seis injetores de água e gás (WAG, na sigla em inglês) e um injetor de gás natural.

A vencedora da disputa irá fazer a interligação dos 15 poços ao FPSO, além da ancoragem do navio-plataforma por meio da instalação de 24 pontos fixos com estacas torpedos. Os dutos de produção do sistema serão rígidos e terão 8 polegadas. Já os dutos de serviços e jumpers serão flexíveis, com 4 polegadas. A documentação completa da licitação (7003427648) está disponível no site da Petronect.

Recentemente, o Petronotícias publicou uma reportagem com as expectativas positivas da TechnipFMC para o mercado brasileiro de subsea. A empresa projetou que o Brasil será o país com maior número de projetos do tipo em 2021 em todo o mundo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of