LEVANTAMENTO DA FIRJAN REVELA RECUPERAÇÃO NA OFERTA DE VAGAS DE EMPREGO NO SETOR DE ÓLEO E GÁS DO RIO

Fernando MonteraA pandemia de Covid-19 ainda é um problema no país, mas como já noticiamos diversas vezes aqui no Petronotícias, a economia vem reagindo relativamente bem ao longo dos últimos meses, com alguns indicadores positivos. Desta vez, um novo levantamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) aponta para uma recuperação de vagas de trabalho no mercado fluminense de petróleo e gás. Segundo o estudo, o primeiro trimestre do ano registrou um crescimento de 100% no número de postos abertos em relação ao último trimestre de 2020.

De acordo com a federação, o quarto trimestre de 2020 teve a abertura de 215 oportunidades de emprego. Já no período entre janeiro e março de 2021, a Firjan detectou a criação de 474 vagas no mercado de petróleo e gás fluminense.

trabalhadorA pandemia de Covid-19 trouxe impactos severos para o setor de óleo e gás em todo o mundo. No Rio de Janeiro, a situação não foi diferente. O levantamento da Firjan lembra que em fevereiro de 2020, início da pandemia no país, foram registradas 375 vagas no setor de óleo e gás do estado. No mês de junho do mesmo ano, esse número despencou para cinco, confirmando o impacto da crise sanitária no Brasil.

A recuperação a partir do segundo semestre de 2020, mesmo que parcial, está atrelada principalmente a conjuntura internacional do aumento do preço do barril de petróleo e a expectativa de retomada econômica mundial, com o avanço das campanhas de vacinação no combate à pandemia da Covid-19”, destacou o coordenador de Relacionamento de Petróleo, Gás e Naval da federação, Fernando Ruschel Montera (foto principal).

plataformaA pesquisa também registrou que 56% das vagas formais no primeiro trimestre de 2021 foram destinadas ao nível superior completo. Outra fatia de 26% ficou com trabalhadores com curso superior em andamento. O nível técnico registrou 14% das vagas e o Ensino Médio correspondeu a 8%.

A Firjan completou dizendo que há ainda oportunidades para estudantes (estagiários) tanto para curso superior quanto para profissionalizante. “O mapeamento reforça a capacidade de atendimento pela Firjan SENAI para formação desses profissionais. São cursos técnicos em Mecânica, Automação Industrial, Mecatrônica, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho e Eletromecânica”, afirmou a instituição.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of