EMPRESÁRIOS E PARLAMENTARES ENTREGAM ESTUDO AO MINISTRO PAULO GUEDES SOBRE O USO DO BIODIESEL COMO COMBUSTÍVEL

paulo guedesUma comitiva formada por  líderes empresariais do setor de biodiesel e também da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) do Congresso Nacional entregaram ao ministro da Economia, Paulo Guedes, um balanço inédito sobre o desempenho e as contribuições socioeconômicas e ambientais da cadeia produtiva desse biocombustível ao país. Também apresentaram cenários de estímulo à economia com base nos efeitos positivos de elevação do percentual de mistura do biodiesel ao diesel derivado de petróleo, hoje em 10%. A FPBio informa que o objetivo da entrega do estudo ao ministro Guedes é contribuir para as decisões de governo sobre os rumos da política macroeconômica, já que a produção e o uso desse biocombustível trazem benefícios em várias áreas. O ministro disse que sua equipe irá analisar os dados e se reunir proximamente com o setor de biodiesel para definição de planos envolvendo esse biocombustível.

Os tópicos a seguir resumem os cenários positivos que a elevação de biodiesel ao diesel pode gerar ao país, segundo estimativas da Frente Parlamentar: benefícios afrente parlamentar cada ponto percentual adicional de biodiesel ao diesel comercial = R$ 30 bilhões/ano

Proteína Animal – A produção de biodiesel gera demanda por óleo de soja, obtido pelo esmagamento do grão. Essa demanda impacta a produção de farelo de soja (outro subproduto do esmagamento) usado em rações animais. Quando há maior oferta, caem os preços do farelo, movimento que se reflete na redução de custos da produção de proteína animal — suínos, frango, ovos e peixes;

PIB – A produção de biodiesel gera valor adicionado no Brasil pela agregação à soja, óleos vegetais e gorduras animais; 

Massa Salarial – O biodiesel proporciona a criação de empregos de boa qualificação e remuneração, resultando em aumento da massa salarial nas regiões onde é produzido; 

Gases de Efeito Estufa (GEE) – com mais biodiesel, motores, máquinas e equipamentos usam menos diesel comercial, que é mais poluente devido ao componente fóssil. Assim, ao mitigar parte das emissões de CO? na matriz de combustíveis, o Brasil avança no cumprimento de acordos internacionais relacionados às mudanças climáticas, dos quais é signatário;

biodieselSaúde Pública – custos com internação em enfermarias, em UTIs por doenças respiratórias, são impactados quando há maior emissão de poluentes presentes no diesel e afastamento do trabalho; 

Selo Biocombustível Social – o biodiesel promove a integração das usinas com os agricultores familiares garantindo contratos de compra e prestação de assistência técnica rural. A elevação da mistura assegura sobrevivência a milhares de famílias e a produtividade de suas lavouras;

Expectativa de Vida – a redução dos poluentes mitiga danos à saúde por doenças pulmonares e aumenta a qualidade e a expectativa de vida, em favor do aumento da produtividade econômica.

O documento entregue lista as contribuições por área e destaca que o setor de biodiesel geraa cada ponto percentual adicional de mistura de biodiesel, um ganho para a sociedade de R$ 30 bilhões, contabilizando-se os aspectos sociais, ambientais, saúde pública e econômicos, a redução de custos com alimentos, aumento da produção de energia renovável, abertura de novos postos de trabalho e melhoria da qualidade de vida com a redução da poluição ambiental.

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