LIGHT COMEMORA MELHORA NOS ÍNDICES DE QUALIDADE DOS SERVIÇOS MAS AINDA SENTE OS EFEITOS DA PANDEMIA NOS RESULTADOS
A Light anuncia os números obtidos no primeiro trimestre do ano e comemora os bons resultados na qualidade do serviço prestado, informando que manteve a trajetória de redução de provisão de contingências judiciais e a melhoria da arrecadação, apesar dos desafios ainda presentes da pandemia. O prejuízo no trimestre foi de R$ 41,8 milhões, em razão do resultado financeiro, que foi R$ 288,7 milhões menor, decorrente da marcação à mercado dos instrumentos de proteção à exposição cambial (swaps) da dívida, que não tem efeito caixa. Já o caixa consolidado encerrou os primeiros três meses em R$ 4,058 bilhões, frente a um vencimento de dívida de R$ 2,072 bilhões até o final de 2021.
No primeiro trimestre deste ano, os indicadores de Duração Equivalente de Interrupção (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção (FEC) seguiram em linha com as melhores e maiores distribuidoras do país e abaixo dos limites estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O DEC, que indica a média de horas que unidades consumidoras ficaram sem energia no período de 12 meses, foi de 6,95 horas no 1T21. Já o FEC, que aponta quantas vezes, em média, unidades consumidoras tiveram interrupção de fornecimento, foi de 4,41x no período. A perda total sobre a carga fio (12 meses) encerrou o 1T21 em 27,18%.
“O combate às perdas é um dos nossos principais desafios. Atuamos em uma das áreas de concessão mais complexas do Brasil. As perdas não-técnicas nas Áreas de Tratamento Especial representam 62% do total da Light. Estamos chamando a sociedade, as instituições, o governo e as lideranças nas comunidades para construirmos juntos um plano diferenciado que vai levar emprego, educação, cidadania e consumo eficiente para essa parcela da população”, disse o Presidente da Light, Nonato Castro.
O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado da companhia no foi de R$ 419,8 milhões no primeiro trimestre, o que representou uma redução de 9,9%, ou R$ 45,9 milhões em relação ao mesmo período do ano anterior. Este resultado foi impactado pelo desempenho da Distribuidora (Light SESA), que apresentou uma redução de R$ 109,9 milhões (35,7%) com relação ao 1T20, principalmente, pelos efeitos econômicos do aumento das perdas de energia no período. A arrecadação total (12 meses) alcançou 95,7. A arrecadação melhorou em todos os setores: Varejo, Grande Clientes e Poder Público. Houve também avanço no que diz respeito às provisões para contingências judiciais, com a queda no número de novos processos. Esta redução no ingresso de novas demandas é reflexo da melhoria dos procedimentos operacionais e melhoria das ações de relacionamento com o cliente. A Geradora (Light Energia) registrou EBITDA de R$ 189,9 milhões. A Comercializadora (Lightcom) atingiu um EBITDA de R$ 37,7 milhões.
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