LIGHT INAUGURA USINA SOLAR NA SEDE DA EMPRESA, NO RIO DE JANEIRO

image002 (1)Investir em iniciativas de geração de energia a partir de fontes renováveis são cada vez mais comuns e a Light, uma das três distribuidoras de energia elétrica no estado do Rio de Janeiro, inaugurou na última quarta-feira (25) uma usina-laboratório de geração de energia fotovoltaica, na sede da companhia no Centro da capital.

A estrutura doi instalada no telhado do Museu da Light de Energia e conta com um sistema de que permite total monitoramento, placa a placa, pela internet.O principal objetivo da usina é realizar pesquisar sobre o uso de painéis solares.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a PUC-Rio, que desenvolveu a pesquisa dentro do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Light. Ao todo, são 102 painéis fotovoltaicos com três tipos de tecnologia – amorfo, mono e policristalino – com uma capacidade instalada de 20 kW. Em média, a planta produz 650 KWh/mês, o que equivale ao consumo de cinco residências, e supre parte da demanda de energia do museu. Uma fase de testes foi realizada entre os meses de março e julho deste ano, gerando 2.600 KWh, o que representa 1.267 kg de gás carbônico (CO2) a menos no ambiente.

A inovação tecnológica implementada no projeto é a utilização dos painéis solares e sua integração inteligente com a rede de distribuição de energia. Desta forma, a operação da usina foi desenvolvida para ser acompanhada on-line (por meio de um sistema de supervisão da Tigo Energy), permitindo simulações e visualização de performances das placas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of