LULA PRESTA DEPOIMENTO COMO TESTEMUNHA EM PROCESSO DA LAVA JATO
O ex-presidente Luiz Luiz Inácio Lula da Silva (foto) prestou depoimento como testemunha em um inquérito da Operação Lava Jato, que corre no Supremo Tribunal Federal (STF), apesar de não ser investigado. O teor de suas declarações ainda não foi divulgado.
A convocação de Lula se deu por conta de um pedido da Polícia Federal, com o aval da Procuradoria Geral da República (PGR), e recebeu autorização do ministro Teori Zavascki, relator das investigações no STF.
No documento que levou à convocação, o delegado Josélio Sousa afirma que o ex-presidente pode ter se beneficiado, obtendo vantagens para si, para o PT, ou mesmo para o seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada por pagamentos ilícitos envolvendo contratos da Petrobrás.
A Lava Jato já investiga dezenas de políticos, incluindo os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Eduardo Cunha, que teve suas residências no Rio e em Brasília revistadas pelas Polícia Federal nesta semana, após a expedição de mandados de busca e apreensão que tiveram como alvo uma série de nomes do PMDB.
Atualmente, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o senador Delcídio Amaral e o ex-ministro José Dirceu, ambos também do Partido dos Trabalhadores, estão presos por conta de acusações da Lava Jato.
Cuidado… Esse cara costuma cobrar 300 mil, por minuto de fala… O pólo naval é quem já provou…
2k