MAERSK TRAINING FECHA CONTRATO COM STATOIL E BUSCA NOVOS CLIENTES PARA ESCAPAR DA CRISE
Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –
Apesar do momento de dificuldades pelo qual passa o setor petrolífero – no Brasil e no mundo -, algumas empresas conseguem enxergar oportunidades de negócios neste cenário de ritmo menos intenso. A palavra de ordem das grandes petroleiras globais, abaladas pela queda no preço do barril, é eficiência. Tendo em vista esta tendência, a empresa de treinamento Maersk Traning está aproveitando este momento para conseguir novos clientes. A companhia acaba de trocar seu diretor no Brasil e agora será conduzida pelo executivo Leonardo Machado, que anteriormente era o gerente de vendas da companhia. “O nosso foco então passou a ser aumentar o número de contratos e conseguimos um crescimento no nosso quadro de clientes na casa de dois dígitos”, explicou. O mais recente contrato fechado pela empresa foi com a Statoil, focado em treinamento de perfuração. “As empresas enxergam o treinamento não como custo, mas sim como um caminho para melhorar a eficiência. O objetivo delas é buscar ganhos. Com essa visão, a gente vê como muito positiva a situação do mercado”, acrescentou.
Quais são as principais metas e desafios da sua gestão?
Os desafios são grandes. O mercado sofreu um impacto muito grande entre 2014 e 2015. Mas, existe o outro lado da história. O treinamento de empregados pode ser usado para reduzir custos. Portanto, nós vemos o mercado positivamente. No Brasil, com o nível de qualificação dos profissionais, treinamentos como os oferecidos pela Maersk Training são necessários. A gente sempre teve essa visão e, hoje, muitos parceiros globais também compartilham deste entendimento.
Com a nova realidade do mercado, com os preços mais baixos do óleo, o senhor acredita que as empresas vão procurar cursos de especialização, com o objetivo de reduzir seus custos?
Esta questão do desenvolvimento desta cultura está ligada ao fato de que as empresas querem melhorar suas operações. A gente enxerga desta forma. Nós podemos constatar isso com a própria Petrobrás, já que ela tem uma auditoria que faz um ranking com as melhores empresas de embarcação de apoio. É uma auditoria anual. E as companhias que ficam no topo desta lista conseguem descontos e contratos com a Petrobrás. Além da demanda por qualificação no Brasil ser atrativa, o mercado, de modo geral, está agindo neste sentido – em busca de especialização. As empresas enxergam o treinamento não como custo, mas sim como um caminho para melhorar a eficiência. O objetivo delas é buscar ganhos. Com essa visão, a gente vê como muito positiva a situação do mercado.
Como é a atuação da empresa no setor de óleo e gás?
A empresa faz parte do grupo Maersk e é muito voltada para a cultura de treinamento e da qualidade do treinamento. A Maersk Traning acredita que, para qualificar o profissional, são necessários treinamentos bem próximos à realidade. Por isso, a empresa investe nos simuladores mais reais do mercado para trazer aos alunos esta bagagem.
Como a companhia está enfrentando a crise do setor?
O que nós fizemos, de imediato, foi fortalecer os contratos com os atuais clientes. O volume de empregados diminuiu. Muitas empresas que já eram clientes perderam contratos com a Petrobrás. Por isso, o número de pessoas a serem treinadas também diminuiu. O nosso foco então passou a ser aumentar o número de contratos e conseguimos um crescimento no nosso quadro de clientes na casa de dois dígitos.
Quais são os principais projetos da empresa atualmente?
Temos um contrato com a TransOcean, onde a Maersk gerencia todos os treinamentos globalmente da companhia. A TransOcean é um dos maiores clientes da unidade do Brasil e este contrato envolve quase todas unidades da Maersk Traning. Recentemente, fechamos também com a Statoil. Também será um contrato global, mas começaremos os treinamentos na unidade da Noruega. O escopo do contrato é relacionado ao treinamento de perfuração para os próximos três anos, com opção de extensão do acordo.
QUERIA SABER DO SENHOR DIRETOR COM VAI FICAR OS CONTRATO DE OFFSHORE POIS SOU MARINHEIRO DA MAERSK A 13 ANOS E TENHO MUITO ORGULHO DA TRABALHAR NESSA EMPRESA